Polícia

Operação Rastreio resgata mais de 70 aparelhos celulares roubados no Amazonas

Os objetos já foram devolvidos às vítimas, e um homem de 34 anos foi indiciado por receptação qualificada.


Redação AM POST

Durante os últimos dois meses, policiais civis da 48ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Maués (a 278 quilômetros de Manaus), deflagraram a Operação Rastreio, que resultou na recuperação de mais de 70 aparelhos celulares provenientes de roubos e furtos naquele município. Os objetos já foram devolvidos às vítimas, e um homem de 34 anos foi indiciado por receptação qualificada.

Continua depois da Publicidade

Conforme o delegado Rafael Schmidt, titular da unidade policial, a operação surgiu com o objetivo de dar uma resposta às pessoas do município que, eventualmente, tiveram seus aparelhos furtados, roubados e até extraviados, durante o período da pandemia.

“Chegamos a rastrear cerca de 120 aparelhos e recuperamos, até o momento, mais de 70. Esse método de investigação que nós utilizamos, além de ajudar a recuperar esses objetos perdidos, contribui para entendermos a dinâmica desses crimes aqui em Maués. No processo investigativo, nos valemos também de dados fornecidos pelas próprias operadoras de telefonia”, relatou o delegado.

Segundo o titular, no dia 15 de junho deste ano, um homem de 34 anos, dono de uma loja de conserto de aparelhos celulares, foi indiciado por receptação qualificada, e teve seu comércio, situado na rua São João, bairro Ramalho Júnior, naquele município, fiscalizado.

Continua depois da Publicidade

“Algumas pessoas que estavam com os telefones decorrentes de roubos, furtos e extravios, informaram que adquiriram os aparelhos dele. Posteriormente, descobrimos que ele comprava esses celulares furtados danificados, a preço de sucata, os consertava e depois vendia”, comentou Schmidt.

Ainda conforme o delegado Rafael Schmidt, a operação segue em andamento, a fim de recuperar mais aparelhos celulares e devolvê-los aos seus respectivos donos. Ele ressalta também que é bastante comum localizar os aparelhos em outros municípios do Amazonas.

Continua depois da Publicidade

“Essa realidade ocorre principalmente após grandes eventos aqui em Maués, como a Festa do Guaraná. A exemplo disso, com o apoio da 46ª DIP de Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros da capital), recuperamos dois aparelhos naquele município, que os policiais enviaram para nossa equipe em uma embarcação”, completou a autoridade policial.

O homem foi indiciado pelo crime de receptação qualificada e ficará à disposição do Poder Judiciário.

Continua depois da Publicidade