Pesquisar por em AM POST

Polícia

PF descobre nova fraude ao Enem após investigação

Beneficiado por aprovação ilegal fez prova no lugar de outra pessoa.

  • Por AM POST

  • 21/05/2024 às 14:30

  • Leitura em 1 minuto

Foto: Divulgação

Notícias do Amazonas – A Polícia Federal deflagrou a Operação Passe Livre III, para combate a fraudes ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O alvo do mandado de busca e apreensão é suspeito de ter sido beneficiado com a fraude, qual seja, seu irmão fez a prova em seu lugar no ano de 2022.

Na casa do investigado, foi apreendido um aparelho celular, que ele jogou pela janela do banheiro ao perceber a chegada da equipe policial. O aparelho será analisado para esclarecer o caso e verificar se há outras fraudes semelhantes. As investigações seguem em andamento.

PUBLICIDADE

O investigado de hoje foi aprovado no ENEM 2022 e teve ingresso ilegítimo no curso de Engenharia na UNIFESSPA. A prova foi realizada por seu irmão, que é um dos alvos investigados desde a Operação Passe Livre I, por ter sido aprovado no ENEM 2022 e conseguido ingresso irregular no curso de medicina da UEPA tendo essa prova feita por outra pessoa.

A descoberta ocorreu a partir da análise de documentos e eletrônicos apreendidos na primeira fase da operação, em fevereiro. Na deflagração da primeira fase, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, mas ninguém havia sido preso. Por sua vez, na deflagração da segunda fase, um dos investigados foi preso preventivamente, sendo colocado em liberdade provisória mais tarde, tendo em vista oferecimento e recebimento da denúncia pela Justiça Federal.

Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, estelionato com causa de aumento de pena, entre outros.

PUBLICIDADE

 

*Com informações da assessoria 

PUBLICIDADE

O AM Post apoia a causa autista
blank

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

- Jorge Tertuliano

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank