A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

PF diz que Carlos Bolsonaro integrou ‘núcleo político’ de interferência na Abin

Na manhã desta segunda-feira, 29, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao filho do ex-presidente.

29/01/2024 às 19:09

Foto: Fábio Motta

A Polícia Federal (PF) identificou a existência de um “núcleo político” da organização criminosa responsável pela espionagem ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O vereador Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, faria parte desse núcleo, de acordo com a investigação.

PUBLICIDADE

Na manhã desta segunda-feira, 29, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao filho do ex-presidente. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro retirou o sigilo da decisão há pouco.

Segundo o despacho de Moraes, o que colocou Carlos Bolsonaro no foco da investigação foram mensagens identificadas pela PF com um pedido de ajuda realizado pela assessora do vereador a uma assessora do delegado Alexandre Ramagem, então diretor-geral da Abin. Os assessores envolvidos também foram alvos da operação da PF.

“Os elementos de prova colhidos até o momento indicam, de maneira significativa, que a organização criminosa infiltrada na Abin também se valeu de métodos ilegais para a realização de ações clandestinas direcionadas contra pessoas ideologicamente qualificadas como opositoras”, diz Moraes no despacho.

O objetivo da espionagem ilegal seria obter ganhos políticos ao “criar narrativas” para envolver autoridades da oposição, jornalistas e políticos, além de fiscalizar o andamento de investigações de aliados, de acordo com a PF.

Ramagem, atualmente deputado federal (PL-RJ), já foi alvo de busca e apreensão pela PF na última quinta-feira, 25. Ele foi nomeado diretor-geral da Abin em 2019 por Bolsonaro e deixou o cargo em março de 2022.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Política

Veja quem são os deputados mais faltosos da Aleam no primeiro semestre de 2026

Levantamento aponta que a Assembleia Legislativa do Amazonas registrou 364 ausências em 59 sessões ordinárias realizadas em 2026.

há 23 minutos

Amazonas

Cinco búfalos morrem eletrocutados após suposta falha na rede elétrica em Nhamundá

Moradores da comunidade Santo Antônio do Mamuriacá relatam problemas frequentes no fornecimento de energia.

há 40 minutos

Manaus

Festa da Vitória do Caprichoso em Manaus terá arrecadação de alimentos para Venezuela

Celebração do título do Festival de Parintins 2026 terá campanha solidária para ajudar famílias afetadas pela tragédia no país vizinho.

há 1 hora

Amazonas

Paciente em estado grave é transferido de Eirunepé para Manaus, após ação do MP-AM

Atuação do Ministério Público do Amazonas acelerou a remoção aérea de um paciente que aguardava vaga desde o dia 18 de junho.

há 1 hora

Polícia

Polícia contesta versão de legítima defesa apresentada por suspeito de matar funcionário de condomínio em Manaus

Investigação aponta que depoimentos, imagens e demais provas contradizem a alegação apresentada pelo suspeito preso pelo homicídio

há 2 horas