PF inaugura em Manaus CCPI para garantir proteção de chefes de Estado e delegações durante a COP30
Novo Centro integrará forças de segurança do Brasil e do exterior para garantir proteção de chefes de Estado e delegações durante a conferência global sobre o clima.
- Foto: Divulgação
Notícias policiais – A Polícia Federal inaugurou nesta segunda-feira (3) o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI) da COP30, uma estrutura estratégica voltada à segurança das delegações e autoridades que participarão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para ocorrer em Belém (PA) em 2025.
PUBLICIDADE
O centro funcionará na sede do CCPI da Amazônia, inaugurado em Manaus em setembro deste ano, e atuará como base operacional para integração de forças policiais nacionais e estrangeiras, fortalecendo o sistema de vigilância e inteligência do evento. O espaço servirá para troca de informações estratégicas em tempo real, análise de possíveis ameaças e coordenação de ações conjuntas de segurança entre os países participantes.
De acordo com a PF, o novo centro permitirá resposta imediata a situações de risco, especialmente em casos que envolvam a proteção de chefes de Estado, delegações diplomáticas e representantes de organismos internacionais. A estrutura contará com o apoio de instituições estrangeiras e da Interpol, reunindo profissionais com experiência em cooperação internacional e gestão de grandes eventos.
- Foto: Divulgação
A iniciativa reforça o papel do Brasil como anfitrião da COP30 e demonstra o compromisso do governo em garantir um ambiente seguro e de alto padrão logístico para um dos maiores eventos climáticos do planeta. A Polícia Federal destacou que o trabalho integrado entre as forças de segurança e os parceiros internacionais é essencial para prevenir ameaças cibernéticas, crimes transnacionais e riscos à integridade das autoridades presentes.
- Foto: Divulgação
Durante a conferência, o centro servirá ainda como ponto de monitoramento de informações estratégicas, apoiando a logística de transporte, o controle migratório e o fluxo de delegações entre os estados da região Norte. Após o evento, o CCPI continuará operando em regime permanente, como parte da estrutura de inteligência da PF na Amazônia.
Leia também: Suposto comunicado do Comando Vermelho leva ao cancelamento de festas e eventos em Manaus
Essa estrutura reforça o compromisso da Polícia Federal em oferecer um ambiente seguro e organizado, alinhado aos padrões internacionais de grandes eventos. A cooperação internacional é um dos pilares que garantem a eficácia do trabalho e fortalecem as relações diplomáticas entre os países parceiros.
- Foto: Divulgação
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos









