PF prende hacker que teria atacado sistema do TRF3
O ataque cibernético ocorreu em janeiro de 2021.
- Foto: Polícia Federal/ Divulgação
A Polícia Federal (PF) efetuou a prisão de um indivíduo responsável por um ataque hacker ao sistema do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), localizado em São Paulo, na manhã deste domingo (17). O acusado foi detido em Campo Grande (MS) e estava foragido desde o ano de 2021. Seu nome constava na lista de Difusão Vermelha da Interpol, uma ferramenta de cooperação policial internacional que auxilia na localização de pessoas procuradas para extradição.
PUBLICIDADE
O ataque cibernético ao sistema do TRF3 ocorreu em janeiro de 2021, e, de acordo com a PF, o criminoso tinha a intenção de modificar documentos eletrônicos de assinatura de agentes públicos para obter vantagens pessoais. Após invadir o sistema de processos judiciais eletrônicos, o hacker também falsificou pareceres do Ministério Público Federal em seis processos em que era réu, que estavam em tramitação no TRF3.

Veja mais sobre politica
Veja mais: Noticias atualizadas.: Clique aqui
A investigação teve início quando dois magistrados identificaram alterações em documentos com o uso fraudulento de suas assinaturas digitais. O hacker teria adulterado documentos em pelo menos oito processos, de acordo com informações da PF.
O nome do acusado não foi divulgado pela Polícia Federal, mas o órgão informou que ele foi condenado a uma pena de 9 anos de prisão por envolvimento nos crimes de invasão de dispositivo informático e falsificação de documento público. A sentença condenatória foi emitida pela 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, em dezembro de 2021.

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






