Polícia

Pirata de rio é preso com arsenal de armas e quase 300 kg de drogas no Amazonas

“Gambiarra” é considerado um dos piratas de rios mais perigosos que atuam no Rio Solimões.

Redação AM POST

Policiais militares do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em ação conjunta com o apoio do 5º BPM e da Base Arpão, prenderam Wugecirley Peres Lopes, 22, conhecido como, “Gambiarra”, de 23 anos, em posse de várias armas de fogo e aproximadamente 245 quilos de drogas, durante ação realizada na quarta (06/10) e quinta-feira (07/10), no município de Tefé, a 523 quilômetros da capital.

Continua depois da Publicidade

A equipe policial recebeu uma denúncia anônima informando que um homem estaria escondendo várias porções de drogas em um bote no Porto de Catraia, localizado na rua Sete de Setembro, em Tefé. Os policiais do 3º BPM se dirigiram ao local, na quarta-feira, por volta das 10h30, e prenderam com dez tabletes de entorpecentes e a quantia de R$ 3.650, o suspeito que é considerado um dos piratas de rios mais perigosos que atuam no Rio Solimões.

Durante o interrogatório, o homem revelou que teria outros materiais ilícitos, e conduziu os policiais até às margens do rio Copeá, onde foi localizado um bote encoberto com mato, dentro do qual foram encontradas diversas armas de fogo. Outros 40 quilos de drogas, aproximadamente, foram encontrados escondidos em um tronco de árvore.

A denúncia anônima também informou sobre a existência de drogas e de um arsenal de armas de fogo, escondidos em zonas rurais entre os municípios de Coari e Maraã (a 363 e 634 quilômetros de Manaus, respectivamente).

Continua depois da Publicidade

Os policiais do 3º BPM, em ação conjunta com o apoio do 5º BPM e da Base Arpão, dirigiram-se, na quinta-feira, até uma região banhada pelo rio Tambaqui e conseguiram localizar os entorpecentes e as armas, em uma cabana, situada em uma área de mata fechada.

No total, foram apreendidos 245 quilos de entorpecentes e nove armas de fogo, sendo: um fuzil MosqueFal, de calibre .7,62mm; sete espingardas, cinco delas de calibre .12, uma das quais com carregador e lanterna tática adaptada, e outras duas de calibres .28 e .20; uma pistola de calibre .380 com cinco munições intactas; dois coletes balísticos; 229 tabletes de maconha tipo skunk, com peso de 241,68 quilos; dois tabletes de substância análoga à pasta base de cocaína, com peso de 2,035 quilos; dois botes de alumínio de 7 metros, cada; e dois motores de 250HP.

Continua depois da Publicidade

Após receber voz de prisão, o infrator foi conduzido, juntamente com a materialidade apreendida, para a 5ª Delegacia Regional de Tefé.