- Foto: Divulgação
Notícias de Manaus – Oito policiais militares suspeitos de tráfico de drogas são alvos da “Operação Audácia”, deflagrada nesta sexta-feira (14) pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) em conjunto com o Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc). Os PMs foram flagrados, no último 17 de maio deste ano, transportando drogas de traficantes, em um beco Nanogueira, do bairro do Educandos, na Zona Sul de Manaus.
De acordo com o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas, Armando Gurgel, as investigações tiveram início após o MPAM receber as imagens feitas por um morador, que mostram militares carregando sacos de fibra cheios de droga.
PUBLICIDADE
No total, foram levados 17 sacos com tabletes de entorpecentes, que foram divididos em duas viaturas; uma delas com 16 sacos e outra com um.
No dia do crime, segundo o promotor, os policiais foram até o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), apresentando apenas 3 quilos de maconha prensada, informando que havia sido fruto de uma abordagem no beco, mas que os suspeitos que estavam com a droga, fugiram do local, deixando apenas o material, no entanto, policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), receberam uma denúncia de tráfico por policiais de drogas, e começaram a fazer buscas pelo beco, encontrando apenas um laboratório de drogas, todo revirado, e apenas com uma prensa no local, foi então que suspeitaram do caso.
“Eles estavam praticando crimes utilizando-se do aparato policial militar enquanto deveriam na verdade tá aprendendo os traficantes”, disse o promotor.
PUBLICIDADE
PM’s são flagrados transportando drogas de traficantes em Manaus; assista pic.twitter.com/UycNMvnl7k
— AM POST (@portalampost) June 14, 2024
PUBLICIDADE
Os PM’s, lotados no Batalhão de Trânsito e 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), já detidos foram identificados como: Jhoanderson Fernandes Oliveira, Ivan Cruz Souza, Wender Bentes da Costa, Joel Nunes de Souza, Elizoney Pinheiro da Silva.
PUBLICIDADE
O 2° sargento Fabiano Araújo, 3° sargento Clovis Matias e o 2° Tenente Francisco de Assis, da 2° Cicom, são considerados procurados da Justiça.
O Ministério Público afirmou que se caso os três PM’s não se entregarem, terão suas imagens reveladas como procurados.
“Não se sabe se foram ao local para transportar essa droga, por fazerem parte do próprio corpo da traficância ali, ou se foram tomar essa droga de algum outro traficante, naquilo que no jargão popular é chamado de arrocho (…) a situação foi essa, ou foi um arrocho, ou foi um transporte de drogas porque estavam traficando mesmo. De uma forma ou de outra eles incidem no crime de tráfico de drogas, porque estavam transportando”, finalizou o delegado.
O Coronel da Polícia Judiciária, Nilo Correia, afirmou que foi aberto um inquérito, e caso seja confirmado o crime, os PM’s serão expulsos da corporação.