Uma operação conduzida pela Polícia Civil no litoral sul de São Paulo, nesta quarta-feira (20/12), resultou na apreensão e descarte de mais de 10 toneladas de carne estragada. Cinco estabelecimentos pertencentes a uma rede de açougues foram fechados, sendo dois em Peruíbe, dois em Mongaguá e um em Itanhaém. Os gerentes das unidades foram autuados em flagrante.
A ação policial teve início após uma série de denúncias contra os açougues, levando a Vigilância Sanitária a autuar sete deles por problemas estruturais, de armazenamento e pela falta de licenças adequadas. Cinco estabelecimentos foram interditados devido às condições precárias encontradas. A investigação policial revelou que a mercadoria em questão estava em estado de deterioração avançada, infestada por larvas e moscas. Adicionalmente, as carnes estavam armazenadas de maneira inadequada, vencidas e desprovidas de qualquer identificação de origem.
PUBLICIDADE
A prática dos gerentes em embalar porções de carne já deteriorada, comercializando-as a preços reduzidos para os clientes, visava a redução de custos. Os gerentes foram autuados em flagrante pelo crime de relações do consumo. Após o pagamento de fiança no valor de R$ 5 mil, eles responderão ao processo em liberdade.
Redação AM POST