Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia Federal descobre estaleiro clandestino ligado ao garimpo ilegal no Amazonas

Ação integrada entre PF e Polícia Civil encontrou estruturas usadas na construção de dragas para exploração ilegal na Amazônia.

Por Beatriz Silveira

08/05/2026 às 18:21 - Atualizado em 16/06/2026 às 15:59

imagem do estaleiro clandestino usado para construção de dragas no rio negro

Foto: Divulgação

Resumo

Uma operação integrada da Polícia Federal e da Polícia Civil do Amazonas identificou um estaleiro clandestino utilizado para construção e reforma de dragas destinadas ao garimpo ilegal no Rio Negro, em Manaus. A ação faz parte da Operação Yacumama, que busca combater atividades ilegais de mineração na região amazônica e avançar nas investigações sobre os responsáveis pelo financiamento dessas práticas criminosas.

Notícias Policias – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (8) a Operação Yacumama, uma ação integrada de combate ao garimpo ilegal no Rio Negro, em Manaus. A operação contou com o apoio da Delegacia Fluvial da Polícia Civil do Amazonas (DEFLU/PCAM), além da Coordenadoria de Operações e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE/PCAM).

Durante as fiscalizações realizadas na região, as equipes localizaram um estaleiro clandestino às margens do Rio Negro. No local, os agentes identificaram a construção e a reforma de duas dragas que, segundo as investigações, seriam utilizadas em atividades de garimpo ilegal na região amazônica.

Dragas seriam utilizadas em exploração ilegal na região

As dragas encontradas pelas equipes são estruturas frequentemente utilizadas em atividades de mineração ilegal em rios da Amazônia. Conforme apurado pelas autoridades, os equipamentos estavam em processo de preparação para operação no Rio Negro.

A descoberta do estaleiro clandestino representa mais um avanço nas ações de enfrentamento ao garimpo ilegal, prática considerada uma das principais ameaças ambientais da região devido aos impactos causados aos rios, à fauna e às comunidades locais.

A operação também teve como foco identificar possíveis conexões entre os responsáveis pela construção das embarcações e grupos envolvidos na exploração ilegal de minério.

Leia também: Dupla envolvida na morte de ex-policial militar e amigo é presa em Manaus

Operação busca identificar financiadores do esquema criminoso

Além da fiscalização no local, as equipes realizaram o mapeamento da área onde funcionava o estaleiro clandestino. O objetivo é reunir informações que auxiliem no aprofundamento das investigações conduzidas pela Polícia Federal e pela Polícia Civil.

Segundo os órgãos envolvidos na operação, o material coletado poderá subsidiar a identificação dos financiadores e articuladores das atividades criminosas relacionadas ao garimpo ilegal na região.

A Operação Yacumama integra as ações contínuas de repressão aos crimes ambientais e à exploração irregular de recursos naturais na Amazônia.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

Homem é encontrado morto após ataque com arma branca no Centro de Manaus

Vítima ainda não foi identificada; crime ocorreu na madrugada deste sábado (11) na avenida Getúlio Vargas.

há 13 minutos

Mundo

Número de mortos em terremotos na Venezuela subiu para 4.333

Número de vítimas voltou a subir, enquanto operações de busca continuam e governo prepara entrega das primeiras casas para famílias afetadas.

há 1 hora

Polícia

Homem que fraturou coluna da ex-companheira com golpes de capacete é preso em Manaus

Suspeito era procurado desde 2025 por violência doméstica e foi localizado pela Rocam na Zona Norte da capital.

há 9 horas

Eleições 2026

Chico Preto é o único nome do PL a enfrentar Omar Aziz diretamente

Ex-deputado tem ampliado as críticas públicas ao senador do PSD e se consolida como um dos principais porta-vozes da oposição bolsonarista.

há 9 horas