A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

Polícia prende falsa médica que atendia crianças cardiopatas em Manaus

O caso foi registrado no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Por Natan AMPOST

19/05/2025 às 14:26 - Atualizado em 20/05/2025 às 09:00

Notícias policiais – Sophia Livas de Morais Almeida foi presa na manhã desta segunda-feira (19) durante a “Operação Azoth”, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). A suspeita, que se apresentava como médica sem possuir formação ou habilitação, foi localizada em uma academia na capital. A prisão é resultado de investigações conduzidas pelo 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e representa um desdobramento de outra operação recente que também identificou um falso médico atuando ilegalmente.

Segundo o delegado Cícero Túlio, titular do 1º DIP, Sophia se infiltrou em um grupo de médicos de um curso de pós-graduação e passou a integrar um projeto que prestava atendimento a crianças com cardiopatias e gestantes com fetos diagnosticados com problemas cardíacos. Com isso, ela teve acesso a um hospital universitário da região metropolitana de Manaus, onde obteve ilegalmente dados de carimbo de uma médica verdadeira, com nome semelhante ao seu.

PUBLICIDADE

Leia também: Vaza vídeo de traficante Carlin após ser fuzilado pelo BOPE

O delegado afirma que de posse dessas informações, a falsa profissional começou a emitir atestados médicos fraudulentos. Em dois desses casos, os pacientes foram demitidos após suas empresas identificarem as falsificações e denunciarem ao Conselho Regional de Medicina (CRM), que, por sua vez, notificou a verdadeira médica sobre o uso indevido de seus dados.

A partir dessas denúncias, conseguimos reunir elementos suficientes para solicitar a prisão preventiva da suspeita e também mandados de busca e apreensão domiciliares“, disse Cícero Túlio.

Segundo a Polícia Civil, Sophia usava as redes sociais para construir uma imagem de médica qualificada.

Sophia será indiciada por diversos crimes, incluindo uso de falsa identidade, falsidade ideológica, estelionato contra pessoas vulneráveis, exercício ilegal da medicina, emissão de atestados falsos, curanderismo e charlatanismo. A polícia ainda avalia o material apreendido nas buscas para identificar outros possíveis delitos.

PUBLICIDADE

As investigações seguem em andamento para apurar a extensão dos atendimentos realizados pela falsa médica e possíveis danos causados a pacientes.

Farsa desmascarada

A mulher também afirmava falsamente ser sobrinha do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Porém, em nota oficial a prefeitura de Manaus se manifestou negando a informação.

Veja a nota completa:
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), esclarece que o prefeito de Manaus não possui qualquer parentesco com a suposta falsa médica, alvo da operação “Azoth”, deflagrada nesta segunda-feira, 19/5, pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

Esclarece também que a foto que a investigada publicou nas redes sociais como sendo ela criança carregada pelo prefeito, na verdade é uma imagem de David Almeida com sua filha Fernanda Aryel. Outra foto em que também publicou ao lado de David foi tirada por ela mesma (selfie) em um local público, como é recorrente nas diversas vezes em que o prefeito é abordado por populares, que pedem para tirar fotos com ele.

A prefeitura segue com o compromisso de trabalhar com a verdade e esclarecer tudo o que se referir à desinformação, no combate às fake news, em consonância com o bom jornalismo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Boi Garantido é alvo de críticas após homenagear Exu em publicação nas redes sociais

Postagem do bumbá sobre o orixá Exu gerou reação negativa de parte dos torcedores e reacendeu debate sobre religião e cultura popular.

há 10 minutos

Política

Direita ganha força na América do Sul e se aproxima da maioria dos governos do continente

Eleição de Abelardo de la Espriella aproxima direita da maioria dos governos sul-americanos e amplia mudanças no cenário político do continente.

há 32 minutos

Brasil

Caso Dark Horse: PGR aponta André Mendonça como relator adequado e decisão final ficará com Fachin

Parecer da Procuradoria-Geral da República reacende disputa sobre relatoria de pedido de investigação envolvendo Flávio Bolsonaro.

há 39 minutos

Caiu na rede é post!

“A Virginia por quem me apaixonei não existe mais”, afirma Zé Felipe

Cantor afirmou que ele e Virginia mudaram ao longo dos anos e que hoje mantêm uma relação baseada no respeito e na amizade.

há 43 minutos

Brasil

Preso por estupro e agressões, Thiago Brennand vai se casar com advogada ligada à defesa de Bolsonaro

Empresário condenado por estupro e agressões contra mulheres oficializará união com Karina Kufa.

há 1 hora