Pesquisar por em AM POST

Polícia

Bando responsável por assaltos a rotas do distrito e ônibus coletivos é preso em Manaus

Um dos criminosos realizou 12 assaltos a ônibus em Manaus.

  • Por AM POST

  • 25/09/2024 às 12:14

  • Atualizado em 25/09/2024 às 13:44

  • Leitura em quatro minutos

Quatro homens, identificados como Antônio Marcelo de Lima Figueiredo Filho (26 anos), Israel Mota dos Santos (28 anos), Kleverton Ramos da Silva (20 anos), Yuri Queiroz de Oliveira (24 anos), foram presos nesta quarta-feira (25) suspeitos de envolvimento em uma série de assaltos a ônibus e rotas de transporte coletivo em Manaus. A ação, coordenada pelo Núcleo de Repressão a Roubos a Coletivos a Rotas (NURRC), com apoio das 6ª e 14ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), faz parte de um esforço contínuo para conter a criminalidade nos transportes públicos da capital amazonense.

De acordo com as investigações, um dos suspeitos, Yuri Queiroz já é conhecido das autoridades e tem participação confirmada em pelo menos 12 assaltos a ônibus, ocorridos entre os dias 29 de agosto e 16 de setembro deste ano. A quadrilha agia com violência, aterrorizando passageiros e motoristas de coletivos, especialmente nas zonas Norte e Leste de Manaus, áreas que concentram grande parte dos crimes.

PUBLICIDADE

Yuri foi o primeiro a ser preso, em um terminal de ônibus no bairro São José Operário, na Zona Leste de Manaus. Em seguida a polícia chegou a Antônio Marcelo e Israel Mota, apontados como os autores de roubos a ônibus e rotas no Polo Industrial de Manaus. Kleverton Ramos foi preso em flagrante por porte ilegal de armas no Bairro Monte das Oliveiras, na Zona Norte de Manaus.

Detalhes da operação

A operação que resultou nas prisões e apreensão foi realizada após um extenso trabalho de monitoramento e coleta de informações feito pelo NURRC, em conjunto com as equipes da PMAM. Segundo o delegado Charles Araújo, chefe do NURRC, as investigações começaram a partir de denúncias anônimas e imagens de câmeras de segurança que capturaram a atuação do grupo em diversos assaltos.

PUBLICIDADE

“Montamos toda uma estratégia com apoio da inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, quando montamos um quebra cabeça a partir do veículo utilizado nesse crime e chegamos inicialmente ao primeiro proprietário dessa moto, que informou pra quem ele tinha vendido esse veículo. Foi nesse ponto que conseguimos chegar no primeiro suspeito e eventualmente aos demais e além disso, em armas e objetos frutos dos roubos”, disse

Durante a abordagem, que ocorreu em uma série de endereços previamente identificados pela polícia, os suspeitos tentaram resistir à prisão, mas foram rapidamente contidos pelas equipes da PM. O adolescente apreendido também fazia parte do grupo e já havia sido envolvido em outras atividades criminosas. Com eles, foram encontrados celulares roubados, dinheiro em espécie e objetos que pertenciam às vítimas dos assaltos.

PUBLICIDADE

O perfil da quadrilha

O grupo operava com uma metodologia bem definida: costumavam abordar os ônibus em pontos estratégicos, onde a fuga seria facilitada por motocicletas ou veículos que ficavam próximos aos locais de ação. Eles usavam armas brancas e, em alguns casos, armas de fogo para intimidar as vítimas e garantir que os passageiros entregassem seus pertences rapidamente. Em diversos assaltos, os criminosos utilizavam violência física, o que aumentou o grau de periculosidade do grupo.

PUBLICIDADE

De acordo com o delegado Charles Araújo, a participação do adolescente no esquema é preocupante e aponta para um recrutamento de jovens pelo crime organizado.

Próximos passos

Os quatro presos foram encaminhados à Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (DERF), onde passaram por interrogatório e seguem à disposição da Justiça. O adolescente foi levado para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), onde medidas socioeducativas serão avaliadas.

Ainda segundo o delegado Charles Araújo, as investigações continuam para identificar outros possíveis integrantes do grupo, que podem estar envolvidos em novos assaltos.

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias