A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

Operação Sentinela Maior: 70 policiais militares presos são transferidos para novo presídio em Manaus

Setenta policiais presos foram transferidos para nova unidade durante operação coordenada pelo Ministério Público, PMAM e Seap.

Por Marcia Jornalist

12/05/2026 às 07:53 - Atualizado em 13/06/2026 às 18:40

antiga carceragem da pmam desativada durante operacao sentinela maior em manaus

(Foto: Denivaldo Oliveira)

Resumo

Operação Sentinela Maior desativou a antiga carceragem da PMAM no Monte das Oliveiras após fuga de 23 policiais militares. Setenta detentos foram transferidos para nova unidade prisional na BR-174, em Manaus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A antiga unidade prisional da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus, foi oficialmente desativada na manhã desta terça-feira (12), durante a Operação Sentinela Maior. A ação ocorreu após a repercussão da fuga de 23 policiais militares presos na carceragem em fevereiro deste ano.

Ao todo, 70 policiais militares custodiados no local foram transferidos para a nova Unidade Prisional da Polícia Militar do Amazonas (UPPM/AM), localizada na BR-174, nas proximidades do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). A operação contou com a atuação conjunta do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Polícia Militar e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), além de mobilizar mais de 100 agentes das forças de segurança.

Segundo o Ministério Público, a desativação da antiga carceragem ocorreu após a identificação de problemas estruturais e operacionais considerados graves. A mudança busca reforçar a segurança da custódia militar, melhorar o controle administrativo e evitar novos episódios de fuga.

A fuga dos policiais militares aconteceu no dia 27 de fevereiro deste ano. Durante uma inspeção de rotina, a PMAM constatou a ausência dos detentos na unidade. Conforme informações da corporação, 18 policiais retornaram espontaneamente ainda na mesma noite. Os demais reapareceram no dia seguinte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Investigações levaram à prisão de militares

As investigações sobre a fuga resultaram na prisão de dois policiais militares suspeitos de facilitar a saída dos detentos. A operação foi conduzida pela 60ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (Proceapsp).

Além deles, o major Galeno Edmilson de Souza Jales, então diretor do Núcleo Prisional da PMAM, também foi preso preventivamente após o episódio. Dias depois, ele chegou a ser excluído da corporação por decreto estadual publicado no Diário Oficial. No entanto, neste mês de maio, o oficial acabou reintegrado à Polícia Militar por decisão judicial.

LEIA MAIS: Explosão de gás destrói casas, deixa um morto e três feridos em São Paulo

O promotor Armando Gurgel Maia destacou que as medidas adotadas têm como objetivo garantir a continuidade das investigações, preservar a ordem pública e manter a hierarquia dentro da corporação militar.

O Ministério Público informou ainda que as apurações continuam para identificar possíveis responsabilidades e falhas no sistema prisional militar que contribuíram para a fuga em massa.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Política

Ex-governador Wilson Lima afirma que trecho da BR-319 não está sendo pavimentado e cobra solução permanente

Pré-candidato ao Senado defendeu uma solução duradoura para o trecho mais crítico da rodovia.

há 10 minutos

Amazonas

Toco Santana vai gastar quase R$ 4 milhões com construção de escadarias em Borba

Prefeitura contratou empresa de pequeno porte que tem como atividade principal serviços de instalação e manutenção elétrica.

há 19 minutos

Polícia

PM define estratégias de segurança para o Festival de Parintins 2026

Reunião reuniu gestores e comandantes da corporação para definir efetivo, logística e estratégias que serão adotadas durante o Festival de Parintins.

há 22 minutos

Manaus

Motociclista morre após bater em carro estacionado na zona norte de Manaus

Vítima de 33 anos colidiu a motocicleta contra um veículo estacionado na Avenida Bispo Pedro Massa.

há 52 minutos

Política

Coronel Rosses tem denúncia de agressão contra mulher exposta pelo vereador Jander Lobato durante briga na CMM 

Discussão no plenário escalou após parlamentar insinuar que colegas receberiam dinheiro da Prefeitura de Manaus.

há 56 minutos