Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Policial é demitido por ficar com dinheiro apreendido de traficantes

Essa é a terceira vez que ele é mandado embora de uma delegacia.

Por Hugo Guimarães

27/12/2024 às 07:01

(Foto: Divulgação)

 

PUBLICIDADE

Fernando Contreras Siqueira, de 46 anos, atuava como escrivão no 8º Distrito Policial, localizado no bairro do Brás, em São Paulo. Ele foi demitido pela terceira vez pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, sob acusações de peculato — crime que consiste na apropriação ou desvio de bens públicos por parte de um funcionário. 

Contreras é acusado de se apropriar de dinheiro apreendido de traficantes detidos pela Polícia Militar e encaminhados à delegacia onde trabalhava. Ao todo, ele já respondeu a 30 processos por peculato na Justiça paulista. Em 2023, foi condenado a dois anos de prisão, além de outras seis sentenças que resultaram em prestação de serviços comunitários e três para pagamento de multas. Algumas dessas sanções foram posteriormente anuladas por indultos judiciais. 

As demissões sucessivas têm como objetivo impedir que Contreras retorne ao cargo caso alguma das punições seja revertida judicialmente. Além disso, há registros de que ele não foi localizado para receber notificações de decisões judiciais e intimações, indicando paradeiro desconhecido.

Em uma das ações abertas contra ele, em abril deste ano, o oficial de Justiça relatou que Contreras não residia mais no endereço registrado, na Vila Heliópolis, e que as tentativas de contato foram infrutíferas. 

PUBLICIDADE

A Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo destacou que, como escrivão, Contreras tinha a responsabilidade de registrar boletins de ocorrência e assegurar o depósito judicial de valores confiscados. No entanto, ele frequentemente se apropriava das quantias apreendidas.

Em um dos casos, no dia 20 de setembro de 2018, registrou um boletim de ocorrência referente à associação para o tráfico, ocasião em que houve a apreensão de R$ 137,00. O valor permaneceu sob sua responsabilidade para depósito judicial, mas não foi encaminhado conforme exigido. 

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Política

Convenção do PT reúne pouco público em Manaus e esvaziamento chama atenção

Evento da Federação Brasil da Esperança oficializou candidaturas, mas baixa adesão de militantes chamou atenção e repercutiu nas redes sociais.

há 26 minutos

Manaus

Entre gritos e lágrimas: moradores veem incêndio destruir conjunto de casas na zona Norte de Manaus; veja vídeo

Chamas se espalharam rapidamente entre as residências na manhã deste sábado (1º); causas do incêndio ainda são desconhecidas.

há 2 horas

Ajoelhou no milho

Marcelo Ramos fecha com Omar e Braga após ter candidatura barrada e “ajoelha no milho” pela segunda vez

Ex-deputado participou da convenção da federação PT ao lado de Eduardo Braga, que articulou a retirada de sua pré-candidatura ao Senado.

há 2 horas

Amazonas

Mais de 650 produtos impróprios para consumo são apreendidos em supermercados de Manaus

Fiscalização do Procon Manaus encontrou alimentos vencidos, deteriorados, descongelados e armazenados de forma irregular; quatro estabelecimentos foram autuados.

há 3 horas

Supremo em alerta

STF mapeia risco de impeachment e teme que eleições 2026 provoque virada da direita no Senado

Levantamentos internos da Corte avaliam cenários para a composição do Senado a partir de 2027 e o impacto sobre pedidos de impeachment de ministros do Supremo.

há 4 horas