Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Procurador que espancou chefe no trabalho é absolvido pela Justiça

Ele ficará internado por 3 anos, por medida de segurança, conforme a Justiça.

Por Hugo Guimarães

16/06/2023 às 14:20 - Atualizado em 16/06/2023 às 16:54

O procurador Demétrius Oliveira Macedo, de 34 anos, que espancou sua chefe na Prefeitura de Registro, no interior de São Paulo, foi absolvido por ter sido diagnosticado com esquizofrenia paranoide. A decisão é do juiz Raphael Ernane Neves, da 1ª Vara de Registro, e ocorreu na última terça-feira, 14.

O episódio de agressão ocorreu em 20 de junho de 2022, contra a procuradora Gabriela Samadello. Três dias depois ele foi preso e encaminhado para o Pavilhão II da Penitenciária de Tremembé, em São Paulo. Em 27 de março deste ano, a Justiça determinou a internação provisória dele em unidade para tratamento de saúde mental, após ser examinado por cinco médicos no processo.

PUBLICIDADE

Os laudos foram conferidos pelo juiz, que decidiu pela absolvição do acusado, pois ele foi considerado inimputável. “Diante deste diagnóstico, submetido a perícia técnica ,chegou-se à conclusão de que o acusado era inteiramente de entender o caráter ilícito dos fatos imputados. Na presente condição, o acusado no processo penal, por mais que reconhecido tenha praticado fato típico e antijurídico, não pode ser responsabilizado penalmente, porque seu comportamento não pode ser tomado como crime, porque o agente não é culpável”, declarou o magistrado.

Como medida de segurança, Macedo ficará internado em um hospital de custódia por três anos, prazo mínimo fixado pela Justiça. Esse tempo poderá ser revisto, em caso de avaliação criteriosa da entidade responsável pelo acompanhamento do procurador. Ao final do prazo, ele será submetido novamente ao exame de cessação de periculosidade, que deverá ser repetido anualmente.

O espaço permanece aberto para manifestações.

Relembre o caso
Em 20 de junho, Demétrius foi flagrado espancando a procuradora-geral de Registro, Gabriela Samadello, de 39 anos. Conforme registrado no boletim de ocorrência, a vítima compareceu à delegacia com sangramento e ferimentos no rosto, relatando que foi ofendida e agredida com socos e chutes pelo procurador.

Procuradora é agredida por colega de trabalho em SP

PUBLICIDADE

Gabriela acredita que as agressões foram motivadas pela abertura de uma proposta de procedimento administrativo contra Macedo após ela receber relatos de uma funcionária de que ele teria cometido atitudes hostis. Horas antes do episódio de violência, uma publicação do Diário Oficial determinou a criação de uma comissão para apurar a situação.

Dois dias após o ataque, ele foi suspenso e teve o salário cortado, conforme registrado no Diário Oficial do Município. Além disso, no mesmo dia, a Justiça decretou a prisão preventiva do procurador. Já no dia 23, ele foi preso na capital de São Paulo.

Demétrius é formado em Direito desde 2010 pela Universidade São Judas de Santos, no litoral de São Paulo. No ano seguinte, em 2011, ele entrou para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e iniciou a carreira profissional atuando na Prefeitura de Registro – mesmo local onde as agressões aconteceram.

Veja também: Homem é preso após tentar matar a própria esposa em balneário na zona Leste de Manaus.  Clique aqui.

Acompanhe nosso podcast ao vivo em: Amazônia TV.  Clicando aqui.

Fonte: Terra

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 165 milhões; veja os números sorteados

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 3.041, realizado nesta quinta-feira (6), em São Paulo.

há 6 horas

Manaus

CMM aprova projeto que obriga transparência sobre radares e multas em Manaus

Projeto ainda precisa passar por segunda votação antes da sanção do Executivo.

há 6 horas

Política

Deputados do Republicanos abandonam Omar Aziz e declaram apoio a Roberto Cidade

Aniversário do deputado federal reuniu parlamentares, lideranças evangélicas e comunitárias, marcando novo gesto público de apoio à reeleição de Roberto Cidade.

há 6 horas

Manaus

Prefeito de Manaus Renato Junior declara apoio a Eduardo Braga e define escolha como “parceiro de Manaus”

Prefeito de Manaus afirmou que decisão foi baseada nos investimentos viabilizados para a capital e destacou projetos nas áreas de habitação, infraestrutura e mobilidade urbana.

há 6 horas

Manaus

Dinheiro público pelo ralo: MP apura Águas de Manaus por abrir buracos em ruas que a Prefeitura acabou de asfaltar

Procedimento do Ministério Público apura se intervenções da concessionária em vias recapeadas pelo programa Asfalta Manaus causaram prejuízo aos cofres públicos e falhas de planejamento.

há 6 horas