Saiba como funcionava o esquema de roubo de joias feito por quadrilha especializada em Manaus
Quarteto esteve envolvido em roubo de joias avaliadas em R$ 180 mil.
- Foto: Divulgação
Notícias policiais – Quatro integrantes de uma quadrilha especializada em roubos a representantes e revendedores de joias em Manaus foram presos nessa quarta-feira (14). O grupo criminoso foi capturado em flagrante após uma operação conjunta dos 1º e 15º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), revelando um esquema bem articulado que já havia causado prejuízos de ao menos R$ 180 mil, em roubo praticado no dia 3 de maio deste ano, no bairro São Francisco, zona sul.
Os presos foram identificados como Alessandro Pereira dos Santos, 29; Flavio Pereira dos Santos, 25; Rayane Encarnação de Souza, 26; e Renato Moreira de Almeida, 28. O grupo atuava de forma organizada, com divisão clara de funções, planejamento prévio e uso de armamento pesado.
PUBLICIDADE
Como o grupo operava
De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular do 1º DIP, a quadrilha operava com táticas refinadas para enganar e surpreender suas vítimas. Rayane Encarnação desempenhava um papel fundamental: ela se passava por revendedora de joias e fazia contato com verdadeiros representantes comerciais, marcando encontros com o pretexto de realizar compras. O objetivo era atrair as vítimas para locais onde o roubo já estava preparado.
No momento do encontro, Alessandro Pereira e Renato Moreira, que integravam a linha de frente do grupo, apareciam armados para realizar o assalto. Enquanto isso, Flavio Pereira, namorado de Rayane, era responsável por fornecer as armas de fogo utilizadas nas ações criminosas e também por guardar os objetos roubados em um imóvel usado como esconderijo.
Leia mais: Saiba quem é o cadeirante líder de assaltantes e comandava roubos a joalherias em Manaus
Investigação e prisão
A polícia começou a investigar o caso logo após o roubo ocorrido no dia 3 de maio, no bairro São Francisco, zona sul de Manaus. Com base em imagens de câmeras de segurança e no uso do sistema de Cerco Inteligente, os investigadores conseguiram identificar o veículo alugado usado pelos criminosos.
PUBLICIDADE
Durante o monitoramento, os policiais descobriram que o grupo preparava uma nova ação criminosa na comunidade Alfredo Nascimento, no bairro Cidade de Deus, zona norte da capital. Com o apoio do 15º DIP, a equipe cercou uma casa na rua Atlético Paranaense, usada como base pelo grupo.
Tiroteio
Durante a abordagem, Renato Moreira tentou fugir e chegou a disparar contra os policiais, mas foi contido. No imóvel, os demais integrantes foram encontrados com joias, armas de fogo, uma balança de precisão e mais de 100 pinos de substância semelhante à cocaína.
Crimes e prisão
O quarteto foi autuado por uma série de crimes, incluindo:
* Associação criminosa
* Roubo majorado
* Porte de arma de fogo de uso restrito
* Tráfico de drogas
* Associação para o tráfico
* Tentativa de homicídio qualificado contra agente de segurança pública
Segundo a Polícia Civil, os quatro permanecem presos e à disposição da Justiça. A investigação prossegue para apurar se há outros envolvidos e se o grupo já realizou outros crimes semelhantes na capital ou no interior do estado.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos







