A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

Saiba quem era o traficante ‘Professor’, chefe do Comando Vermelho morto com tiro na cabeça

Professor estava foragido da Justiça desde 2018, após fugir da cadeia.

02/06/2025 às 17:56 - Atualizado em 02/06/2025 às 19:01

Notícias policiais – Apontado pela polícia como membro da alta cúpula do Comando Vermelho (CV), principal facção criminosa do Rio de Janeiro, o traficante Fhillip da Silva Gregório, conhecido como “Professor”, morreu com um tiro na cabeça na noite deste domingo, 1°. Ele estava foragido da Justiça desde 2018, após fugir da cadeia, e se escondia no Complexo do Alemão.

Nesta segunda-feira, 2, segundo a Secretaria Municipal de Educação, 16 escolas da região suspenderam as aulas, em razão da morte do “Professor”. A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Gregório.

PUBLICIDADE

De acordo com a Polícia Militar do Rio, o traficante deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Del Castilho, na zona norte do Rio, por volta das 21h30 de domingo, com uma marca de tiro na têmpora. Ele foi levado por seu advogado e por uma mulher com quem ele mantinha uma relação extraconjugal, segundo a polícia.

Leia também: Bandido passa sufoco em motel após se esconder embaixo de banheira para roubar casal e acaba preso

Na unidade, foi constatado o óbito. A mulher disse aos policiais que Fhillip se suicidou e entregou a arma que teria sido usada. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).

Implante e lipo

PUBLICIDADE

O “Professor” controlava o tráfico na favela da Fazendinha, no Complexo do Alemão e, desde que passou a ser procurado pela policia, não deixava o local. Para que não fosse reconhecido, ele fez implante de cabelo e lipoaspiração em clínicas clandestinas do complexo. A Polícia Federal chegou a investigar uma suposta cobertura dada a ele por policiais militares em troca de pagamento de propina. O caso ainda é apurado.

Segundo a PF, Fhillip era responsável pela compra e logística de entrega de armas, drogas e munições para quadrilhas ligadas ao CV. Ele teria contatos com fornecedores do Paraguai, Peru, Bolívia e Colômbia.

O “Professor” foi preso pela PF em março de 2015. Condenado a 14 anos de prisão, ele deixou a cadeia em setembro de 2018, após receber o benefício da “visita periódica ao lar”. Ele saiu do Instituto Penal Edgard Costa e nunca mais voltou.

Em novembro de 2020, o traficante foi reconhecido entre integrantes de uma quadrilha que entraram em confronto com policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Fazendinha. O “Professor” escapou. Na favela, ele atuava cobrando taxas para dar proteção a comerciantes. Um supermercado de Inhaúma, que teria se negado a pagar, foi saqueado por moradores, supostamente incentivados pelo traficante.

Em 2023, uma operação da PF identificou o “Professor” como um dos principais envolvidos em um esquema de importação e tráfico de armas a partir do Paraguai junto a países europeus: Croácia, Turquia, República Tcheca e Eslovênia. As armas abasteciam o CV e grupos criminosos de países vizinhos.

Conforme a Polícia Civil do Rio, apesar da informação de suicídio, todas as circunstâncias da morte do traficante estão sendo investigadas. O corpo foi submetido à necropsia e a arma que teria matado o “Professor” foi encaminhada para perícia.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Isabelle Nogueira se despede do item Cunhã-Poranga do Garantido e emociona o Festival de Parintins; vídeo

Despedida foi anunciada na arena durante a terceira noite do Festival de Parintins, encerrando uma trajetória de 11 anos como item individual do boi vermelho e branco.

há 2 horas

Amazonas

Marciele surge em ave gigante e encanta todos no Bumbódromo de Parintins

Cunhã do Caprichoso protagonizou uma das entradas mais impactantes da noite durante a apresentação da Lenda Amazônica “Nhaçã Hekã – Macacos Comedores de Gente”.

há 4 horas

Manaus

Idosa de 70 anos é encontrada em situação de rua e Fundação Dr. Thomas procura familiares em Manaus

Ana Maria Ribeiro Lopes está acolhida pela instituição e recebe atendimento assistencial e de saúde enquanto a Prefeitura de Manaus tenta localizar parentes ou pessoas que possam ajudá-la a reencontrar a família.

há 5 horas

Amazonas

Auto do Boi leva emoção ao Bumbódromo e reafirma tradição na última noite do Festival de Parintins

Espetáculo reuniu elementos da cultura popular, tecnologia e performances marcantes durante o encerramento das apresentações dos bois Caprichoso e Garantido.

há 5 horas

Parintins

Torcida do Caprichoso transforma Largo de São Sebastião em extensão da arena de Parintins

Última noite de transmissão do Festival de Parintins reuniu centenas de azulados no Centro de Manaus, em uma celebração marcada por emoção, cultura e orgulho amazônico.

há 6 horas