Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Servidores do Incra e ex-oficial de cartório do Amazonas fraudavam documentos para facilitar grilagem de terras no estado

A investigação é um desdobramento da Operação Xingu, que já prendeu condenados pelo assassinato da missionária americana Dorothy Stang.

Por Hugo Guimarães

05/06/2024 às 09:31

Notícias do Amazonas – A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (5), a Operação Brazilian Cricket para reprimir organização criminosa atuante no sul do Amazonas, constituída por uma família de grileiros, servidores do INCRA e outros operadores, responsáveis pela prática de fraudes em cartórios e em sistemas informatizados da União, além de estelionato e lavagem de dinheiro.

PUBLICIDADE

A investigação é um desdobramento da Operação Xingu, que, em agosto de 2023, prendeu grupo de desmatadores, incluindo um dos condenados pelo assassinato da missionária americana Dorothy Stang.

Os elementos de prova revelaram que a família de grileiros contou com o apoio de um técnico de georreferenciamento, um ex-oficial de cartório e de servidores públicos que manipulavam matrículas de imóveis e sistemas da União para legitimar propriedades privadas localizadas dentro dos limites da Floresta Nacional do Iquiri/AM.

Uma das propriedades foi desmembrada e alienada a terceiros, gerando lucro superior a R$ 40 milhões para o grupo, cujos bens estão sendo objeto de sequestro judicial em um total de R$ 100 milhões. Entre os bens constritos, estão imóveis, veículos e uma aeronave.

O líder da organização criminosa e principal alvo da operação é considerado pela Polícia Federal como um dos maiores grileiros atuantes hoje no sul do Amazonas. Estima-se que o grupo tenha grilado mais de 100 mil hectares de terras da União.

PUBLICIDADE

Outro investigado no esquema, que é ex-oficial de Cartório em Pauini/AM, encontra-se preso em Manaus/AM pelo envolvimento no homicídio de um advogado da família de grileiros, ocorrido no fim de 2023.

Foram mobilizados na operação mais de 40 policiais federais nos estados da BA, AM e AC, que cumpriram três mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão, dois deles na Superintendência do INCRA, em Manaus.

Em virtude dos fatos apurados na operação, os investigados poderão responder judicialmente pelos crimes de associação a organização criminosa, falsidade ideológica, estelionato, peculato-eletrônico e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.

O material apreendido nas buscas será submetido à análise da equipe de investigação e à perícia criminal, podendo surgir novos fatos e pessoas investigadas.

A data da operação, 5/6 (Dia Mundial do Meio Ambiente), foi escolhida pela Polícia Federal como forma simbólica de conscientização e repressão a crimes contra flora e ao patrimônio natural da União.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Tristeza e dor: crianças morrem queimadas dentro de casa durante incêndio em Manaus

Bebê de 10 meses e criança de 2 anos morreram durante incêndio em uma casa de dois andares no Parque São Pedro, Zona Oeste da capital.

há 16 minutos

Acidente

Motociclista fica ferido após acidente na Avenida do Turismo, em Manaus

Colisão aconteceu próximo ao Aeroporto Eduardo Gomes; imagens mostram vítimas caídas na pista e recebendo ajuda de populares

há 32 minutos

Polícia

Cena de terror: corpo todo amarrado é desovado em ramal na zona Leste de Manaus

Viatura da 30ª Cicom foi acionada após o cadáver ser localizado no Ramal do Brasileirinho, próximo a um balneário, na Zona Leste.

há 38 minutos

Mundo

Milagre: Bebê é resgatado com vida dos escombros após terremoto na Colômbia

Criança foi encontrada após o desabamento de um prédio residencial em uma das áreas mais atingidas pelo forte tremor.

há 1 hora

Inscrições terminam amanhã

Última chance: UEA encerra inscrições nesta quinta com 4,4 mil vagas

Prazo termina em 13 de agosto; Ufam mantém seleção aberta para 636 vagas no interior do Amazonas

há 1 hora