A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) se pronunciou neste domingo (03) sobre um vídeo que circula em redes sociais, no qual um homem, identificado como Carlos Henrique, acusa policiais militares e membros da alta cúpula da segurança estadual de estarem envolvidos em uma suposta milícia. No vídeo, o homem afirma fazer parte de um esquema criminoso liderado por esses policiais, com atuação no tráfico de drogas no Amazonas.
De acordo com a SSP-AM, as acusações apresentadas no vídeo são infundadas e a identidade do homem, assim como a origem da gravação, estão sendo investigadas. A secretaria destacou que, além da veracidade do conteúdo, as circunstâncias do vídeo serão analisadas para determinar como e onde ele foi produzido, além de esclarecer a identidade da pessoa responsável por fazer as acusações.
PUBLICIDADE
Ainda segundo a SSP-AM, o trabalho das forças de segurança no combate ao crime organizado no Amazonas tem gerado resultados significativos. A instituição ressaltou que o estado tem registrado apreensões recordes de drogas nos últimos anos, o que enfraquece a atuação de organizações criminosas na região. Somente entre janeiro e setembro deste ano, as forças de segurança do Amazonas apreenderam 37.374 toneladas de drogas, superando todas as apreensões realizadas em 2023.
Veja a nota na íntegra;
A Secretaria de Segurança Publica do Amazonas (SSP-AM) nega a veracidade de acusações feitas em um vídeo que circula em aplicativos de mensagens, sobre a existência de suposta milícia formada por policiais militares e membros da cúpula da Segurança do Estado. A origem do vídeo e as condições em que ele foi gravado vão ser investigadas, assim como a identidade da pessoa que aparece na gravação fazendo as acusações.
PUBLICIDADE
A SSP-AM ressalta que as forças de Segurança têm realizado um forte trabalho de repressão ao tráfico de drogas e ao crime organizado, que já gerou recordes de apreensões de entorpecentes nos últimos anos, além de prejuízos e enfraquecimento de organizações criminosas no estado. De Janeiro a setembro deste ano já foram apreendidas 37.374 toneladas de drogas, superando todas as apreensões feitas em
2023.
De acordo com dados do Ministério da Justiça, o Amazonas lidera o ranking de apreensões de entorpecente na região Norte, onde as mais de 31 toneladas apreendidas durante o primeiro quadrimestre, representa 67% de toda a droga apreendida na região.
PUBLICIDADE
Com o trabalho também já é possível observar redução nos índices de criminalidade. O Amazonas fechou o primeiro semestre de 2024 com uma redução de 15,5% no número de crimes de homicídios, enquanto o número geral do país ficou com uma média de 5,5%. Na capital, a redução foi ainda maior, com queda de 23,7%.