A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

STJ marca julgamento de Habeas Corpus de investigados no Caso Djidja para dezembro

Sessão virtual da Sexta Turma do STJ, entre 11 e 17 de dezembro.

Por Beatriz Silveira

19/11/2025 às 15:40 - Atualizado em 19/11/2025 às 15:47

Notícias Policiais – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) agendou para o período entre 11 e 17 de dezembro o julgamento dos Habeas Corpus de Cleusimar de Jesus Cardoso, Ademar Farias Cardoso Neto, Hatus Moraes Silveira e Verônica Seixas, todos investigados no Caso Djidja, no âmbito da Operação Mandrágora. A análise será realizada em sessão virtual da Sexta Turma, após decisão do ministro Sebastião Reis Júnior, que determinou a conexão dos processos, permitindo que os quatro pedidos sejam avaliados de forma conjunta.

PUBLICIDADE

Os investigados chegaram a ser condenados em primeira instância, mas a sentença foi anulada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A Corte reconheceu nulidade grave em razão da inclusão tardia de laudos toxicológicos no processo. De acordo com a defesa, os documentos apontam apenas quantidade mínima de cetamina, compatível com uso pessoal e não com tráfico de drogas, como havia sido inicialmente imputado.

Leia também: Comércio de Manaus terá horários especiais no feriado de 20 de novembro; veja o que abre

Apesar da anulação da sentença, as medidas cautelares seguem em vigor. Cleusimar de Jesus Cardoso e Ademar Farias Cardoso Neto estão presos há um ano e cinco meses. Já Verônica Seixas permanece há mais de um ano sob monitoramento eletrônico, utilizando tornozeleira. As defesas sustentam que não há risco atual que justifique a continuidade das prisões e das restrições impostas.

Os advogados argumentam ainda que as medidas teriam sido fundamentadas em um “perigo abstrato”, sem elementos concretos que demonstrem ameaça à ordem pública, à instrução processual ou à aplicação da lei penal. Com o julgamento no STJ, as defesas esperam reverter as decisões que mantêm os investigados presos ou monitorados, à luz da nulidade já reconhecida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Mundo

EUA e países latino-americanos declaram apoio ao presidente da Bolívia em meio à crise política

Documento assinado por integrantes do bloco “Escudo das Américas” pede o fim dos protestos e reforça apoio ao governo de Rodrigo Paz.

há 23 minutos

Polícia

Homem é preso após invadir casa da ex-companheira e tentar matá-la na zona Sul de Manaus

Suspeito foi localizado escondido dentro de um guarda-roupa após atacar a vítima com diversos golpes na cabeça no bairro Betânia.

há 55 minutos

Parintins

Em noite de emoção, último Curral do Garantido reúne multidão e encerra temporada em Manaus

Sambódromo recebeu milhares de torcedores em homenagem à Batucada e ao Comando Garantido no último ensaio antes do Festival de Parintins.

há 1 hora

Pará

Lancha afunda durante tentativa de alcançar balsa no Rio Amazonas

Duas pessoas foram resgatadas sem ferimentos graves após embarcação ser atingida por ondas provocadas pela movimentação da balsa.

há 2 horas

Rondônia

MPF acusa produtores de soja de intoxicar indígenas com agrotóxicos em Rondônia

Crianças e adultos do povo Puruborá apresentaram lesões na pele, dores de cabeça e náuseas; ação pede R$ 3,6 milhões em indenizações.

há 2 horas