Rafael da Rocha Furtado, de 26 anos, principal suspeito de envenenar os meninos Benjamim Rodrigues Ribeiro e Ythallo Raphael Tobias Rosa, de 6 e 7 anos, em Cavalcante, na Zona Norte do Rio, se entregou à polícia na noite de terça-feira (12). O crime chocou a cidade e comoveu o país.
O homem se apresentou na Delegacia de Homicídios da Capital, na Barra da Tijuca, sem prestar depoimento. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pela 3ª Vara Criminal do Rio. As investigações, conduzidas pela Polícia Civil, apontam que Rafael era ex-namorado da mãe de Benjamim e teria premeditado o crime.
PUBLICIDADE
De acordo com as investigações, Rafael teria envenenado um açaí com chumbinho e oferecido a bebida a Benjamim, seu alvo principal. Ythallo, amigo de Benjamin, teria consumido a bebida ao acaso e também foi vítima do envenenamento. A polícia encontrou vestígios de açaí no estômago de ambas as crianças.
Motivação do crime
A polícia acredita que a motivação do crime esteja relacionada a questões pessoais entre Rafael e a mãe de Benjamin. Mesmo após o término do relacionamento, em julho deste ano, o suspeito mentia para a vizinhança, afirmando ser marido da mulher e pai da criança. Investigadores apontam que Rafael aproveitava todas as oportunidades para ficar perto da família de Benjamin.
PUBLICIDADE
Investigação e prisão
A Polícia Civil iniciou as investigações após a morte das crianças, em outubro. Através da análise de imagens de câmeras de segurança e de depoimentos de testemunhas, os investigadores chegaram a Rafael como principal suspeito.
PUBLICIDADE
Após a emissão do mandado de prisão, a polícia realizou buscas na residência de Rafael, mas ele não foi encontrado. Diante da pressão policial, o suspeito decidiu se entregar à polícia.
Indiciamento e próximos passos
PUBLICIDADE
Rafael foi indiciado por homicídio qualificado contra menor de 14 anos, crime previsto na Lei Henry Borel. O caso será encaminhado para o Poder Judiciário, onde o suspeito responderá pelos crimes cometidos.