A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

Trio é preso por enganar vítimas em esquema de falsos escritórios de venda de veículos em Manaus

Estima-se que o grupo tenha lucrado aproximadamente R$ 100 mil com a prática ilícita.

Por Natan AMPOST

29/05/2025 às 15:29

Anúncios de veículos com preços abaixo do mercado, escritórios com aparência profissional e vendedores simpáticos nas redes sociais escondiam um golpe bem planejado que enganou dezenas de consumidores em Manaus. A quadrilha, especializada em estelionato, foi desarticulada nesta quarta-feira (28/05) durante a Operação Teatro das Ilusões, da Polícia Civil do Amazonas, após lucrar cerca de R$ 100 mil com a prática criminosa.

Os envolvidos criaram um verdadeiro “cenário de ilusão” ao montar falsos escritórios de revenda de carros, sempre alugando imóveis por curtos períodos. As vítimas, atraídas por anúncios convincentes e promessas de bons negócios, faziam depósitos e pagamentos antecipados, mas nunca recebiam os veículos negociados. Após o golpe, os criminosos desapareciam e recomeçavam em outro endereço, com nova fachada e outros nomes.

PUBLICIDADE

Foram presos Maurício Oliveira dos Santos, Jorge Henrique Tavares do Nascimento e Joice Gabrielle de Souza Silva. Um quarto integrante do grupo, Leonardo Silva de Araújo, está foragido e é procurado pelas autoridades.

Esquema bem estruturado e com fachada de legalidade

O golpe tinha um funcionamento meticuloso. Maurício e Jorge eram os responsáveis por alugar os imóveis e transformar os locais em supostas lojas de automóveis. Com móveis de escritório, placas comerciais e materiais gráficos, o ambiente passava credibilidade. Enquanto isso, Joice e Leonardo administravam perfis falsos nas redes sociais — por onde anunciavam os veículos com fotos retiradas de lojas reais da capital amazonense.

Segundo as investigações, as contas bancárias usadas para receber o dinheiro das vítimas estavam em nome de Joice e Leonardo. Os depósitos — geralmente feitos como entrada dos carros “negociados” — eram rapidamente movimentados, dificultando o rastreamento dos valores.

PUBLICIDADE

Para completar o golpe com aparência de legalidade, o grupo utilizou dados de um parente com deficiência mental para gerar CNPJs de empresas de fachada, utilizadas nos contratos falsos com os compradores.

Histórico criminal e provas do golpe
Os três presos já possuíam várias passagens criminais por estelionato, organização criminosa, apropriação indébita e falsidade ideológica. Com eles, foi apreendido um veículo com restrição por estelionato, evidência direta de um dos golpes realizados.

“O objetivo era simular uma empresa verdadeira e fazer as vítimas acreditarem que estavam comprando veículos de forma segura. Mas, na verdade, o único resultado era o prejuízo financeiro e o desaparecimento dos golpistas”, afirmou o delegado Cícero Túlio, titular do 1º DIP.

A operação que resultou nas prisões foi batizada de “Teatro das Ilusões”, justamente pela estratégia do grupo em criar um “palco” convincente para enganar as vítimas. Segundo o delegado, a quadrilha já havia feito pelo menos três mudanças de endereço para aplicar o mesmo tipo de golpe em diferentes regiões da cidade.

O trio preso vai responder pelos crimes de estelionato, associação criminosa, falsificação de documentos particulares, receptação e falsidade ideológica. Eles passarão por audiência de custódia e seguem à disposição do Poder Judiciário.

Já o foragido Leonardo Silva de Araújo segue sendo procurado. A Polícia Civil do Amazonas pede ajuda da população e disponibilizou os números (92) 99118-9177 (disque-denúncia do 1º DIP) e 181, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), para envio de informações que possam levar à captura. O sigilo da identidade dos denunciantes é garantido.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Amazonas

Isabelle Nogueira se despede do item Cunhã-Poranga do Garantido e emociona o Festival de Parintins; vídeo

Despedida foi anunciada na arena durante a terceira noite do Festival de Parintins, encerrando uma trajetória de 11 anos como item individual do boi vermelho e branco.

há 2 horas

Amazonas

Marciele surge em ave gigante e encanta todos no Bumbódromo de Parintins

Cunhã do Caprichoso protagonizou uma das entradas mais impactantes da noite durante a apresentação da Lenda Amazônica “Nhaçã Hekã – Macacos Comedores de Gente”.

há 5 horas

Manaus

Idosa de 70 anos é encontrada em situação de rua e Fundação Dr. Thomas procura familiares em Manaus

Ana Maria Ribeiro Lopes está acolhida pela instituição e recebe atendimento assistencial e de saúde enquanto a Prefeitura de Manaus tenta localizar parentes ou pessoas que possam ajudá-la a reencontrar a família.

há 5 horas

Amazonas

Auto do Boi leva emoção ao Bumbódromo e reafirma tradição na última noite do Festival de Parintins

Espetáculo reuniu elementos da cultura popular, tecnologia e performances marcantes durante o encerramento das apresentações dos bois Caprichoso e Garantido.

há 5 horas

Parintins

Torcida do Caprichoso transforma Largo de São Sebastião em extensão da arena de Parintins

Última noite de transmissão do Festival de Parintins reuniu centenas de azulados no Centro de Manaus, em uma celebração marcada por emoção, cultura e orgulho amazônico.

há 6 horas