Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Trio é preso por extorquir idosa e cobrar dívida inexistente em Manaus

Vítima de 63 anos relatou ameaças, perseguição e cobrança de dívida que afirma não existir.

Por Beatriz Silveira

26/03/2026 às 15:47 - Atualizado em 30/03/2026 às 09:33

Policiais civis de Manaus em operação após prisão de suspeitos por extorsão e agiotagem contra idosa.

Foto: Reprodução

Resumo

Três homens foram presos em Manaus suspeitos de extorquir e ameaçar uma idosa de 63 anos em cobranças ligadas à agiotagem. O grupo foi interceptado após perseguição policial e deve responder por extorsão, ameaça e associação criminosa.

Notícias Policiais – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 16° Distrito Integrado de Polícia (DIP), prendeu em flagrante, na quarta-feira (25/03), Francisco Pinheiro de Oliveira, Leonardo de Araújo Mesquita, de 50 anos, e Otaide Castro da Silva, de 40 anos.

Eles são suspeitos de cometer crimes de extorsão, ameaça e associação criminosa para a prática de usura contra uma idosa de 63 anos. A prisão ocorreu na avenida Constelação, no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

Vítima denunciou cobranças e ameaças

De acordo com a delegada Deborah Barreiros, as investigações começaram após a vítima procurar a polícia na terça-feira (24/03), relatando cobranças abusivas relacionadas a uma suposta dívida.

No dia seguinte, a idosa voltou a denunciar que continuava sendo ameaçada por telefone e que um veículo suspeito estava circulando próximo à sua residência, o que motivou a ação policial.

Suspeitos tentaram fugir durante abordagem

A equipe policial foi até o local indicado e identificou o veículo mencionado. Ao perceberem a presença da viatura, os suspeitos tentaram fugir, dando início a uma perseguição.

Leia também: Eleição do Quinto Constitucional é suspensa novamente pela Justiça Federal

O carro foi interceptado na avenida Constelação. Durante a fuga, os homens descartaram a arma utilizada nas ameaças. Após buscas, apenas a empunhadura do armamento foi localizada.

Grupo atuava com cobranças ilegais

Segundo a delegada, a investigação reuniu provas apresentadas pela vítima, como mensagens de ameaça, fotos da residência e vídeos em que um dos suspeitos aparece exibindo uma arma.

Os três homens fariam parte de um grupo criminoso que atua em Manaus realizando cobranças indevidas, prática associada à agiotagem.

A vítima afirmou que já contraiu empréstimos anteriormente, mas negou qualquer dívida com os suspeitos, relatando ainda que teve o celular tomado e foi pressionada a pagar valores indevidos.

Um dos presos já possui histórico criminal

Ainda conforme a polícia, Otaide Castro da Silva possui cerca de 20 Boletins de Ocorrência por estelionato, com registros desde 2023 e 2024.

Ele é apontado como responsável por golpes envolvendo falsas ofertas de emprego e, em fevereiro de 2026, teria voltado a atuar em conjunto com Leonardo, reforçando a suspeita de associação criminosa.

Suspeitos ficam à disposição da Justiça

Os três homens responderão pelos crimes de extorsão, ameaça e associação criminosa para o crime de usura.

Eles permanecem à disposição da Justiça, enquanto as investigações continuam para apurar a atuação do grupo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Mega-Sena 3.031: confira as dezenas sorteadas e o prêmio de R$ 24,1 milhões

A Caixa Econômica Federal realizou, na noite desta terça-feira (14), o sorteio do concurso 3.031 da Mega-Sena.

há 7 minutos

Política

Veja como votou a bancada do Amazonas na ‘pauta-bomba’ da aposentadoria dos agentes de saúde

Texto aprovado pelo Senado prevê novas regras para aposentadoria de agentes de saúde e endemias.

há 20 minutos

Brasil

Governo aprova aumento do etanol na gasolina para 32%; veja o que muda para os motoristas

Nova mistura entra em vigor em agosto, busca reduzir a dependência de gasolina importada e divide opiniões entre governo e montadoras.

há 33 minutos

Polícia

Corpo é encontrado sob flutuante no Tarumã e polícia investiga possível ligação com homem desaparecido

Amigos da vítima informaram à polícia que o corpo seria de Frank de Souza, desaparecido há quatro dias.

há 40 minutos

Brasil

Pauta-bomba: Senado aprova PEC que reduz idade de aposentadoria de agentes de saúde e combate às endemias

Proposta cria regras específicas de aposentadoria para a categoria e segue para promulgação após aprovação em dois turnos no Senado.

há 45 minutos