Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

‘A primeira grande fake news no Brasil foi o mensalão’, diz José Dirceu

Dirceu disse achar merecer ser eleito e voltar ao Congresso – de onde foi cassado em 2005 por causa do mensalão.

07/07/2024 às 21:29

Foto: Reprodução

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu disse em entrevista ao Canal Livre, da Bandeirantes, divulgada neste domingo, 7, que o mensalão “foi a primeira grande fake news do Brasil”. Segundo o petista, ele foi acusado de chefiar o esquema porque “era importante para o governo e podia entrar na linha sucessória do presidente Lula”.

PUBLICIDADE

Dirceu disse achar merecer ser eleito e voltar ao Congresso – de onde foi cassado em 2005 por causa do mensalão.

“Acho que eu mereço voltar ao Congresso. Fui cassado acusado de ser chefe do mensalão. (Roberto) Jefferson foi cassado porque não provou que existia o mensalão. E o STF me absolveu da acusação de formação de quadrilha”, afirmou.

O ex-ministro, porém, não negou acusações de caixa dois nas campanhas eleitorais à época. Contestou apenas as acusações de que havia pagamentos mensais a parlamentares para garantir governabilidade no Congresso, conforme as acusações de então.

“A primeira grande fake news do Brasil foi o mensalão. Não o caixa dois da campanha eleitoral, mas a história de que existiu o mensalão. Tanto é que nos autos do STF não há prova nenhuma de que eu era responsável por nada”, declarou.

“Aquilo foi uma condenação política para me tirar da vida política por uma razão simples: pela minha experiência, eu era importante para o governo e podia entrar na linha sucessória do presidente Lula”, completou.

Estadão Conteúdo 
Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Acidente

VÍDEO: colisão entre carreta e carro deixa BR-174 interditada e provoca quilômetros de congestionamento

Acidente aconteceu no km 14 da rodovia, entre Manaus e Presidente Figueiredo. Tráfego ficou completamente comprometido nos dois sentidos da pista.

há 27 segundos

Emprego

Sine Manaus oferece 508 vagas de emprego nesta segunda-feira (3); veja como participar

Oportunidades são destinadas a candidatos de diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação. Atendimento ocorre em duas unidades do Sine Manaus, das 8h às 14h

há 36 minutos

Violência

IMAGENS FORTES: Homem é executado e crime é registrado por câmeras de segurança

Homicídio foi registrado na madrugada deste sábado (1º); identidade da vítima e motivação ainda não foram divulgadas pelas autoridades.

há 48 minutos

Eleições 2026

PT oficializa neste domingo candidatura de Lula à reeleição; Alckmin será vice na chapa

Convenção nacional do partido acontece em São Paulo e confirma Lula na disputa por um quarto mandato como presidente da República.

há 2 horas

Política

Congresso adia retorno após recesso e deputados só voltam ao trabalho em 10 de agosto

Com foco nas eleições de 2026, Câmara e Senado terão apenas duas semanas de votações até outubro. PEC da escala 6×1, atualização do MEI e combate à misoginia estão entre as pautas previstas.

há 2 horas