O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Política

AGU elabora parecer para delimitar atuação de cônjuge de presidentes após críticas a Janja

A presença de Janja em eventos internacionais tem sido alvo de críticas.

24/03/2025 às 20:21

Notícias de política – A Advocacia-Geral da União (AGU) está elaborando um parecer para delimitar a atuação do cônjuge dos presidentes da República, seja primeira-dama ou primeiro-cavalheiro, em eventos institucionais. Os parâmetros valem para situações em que o chefe de Estado seja representado simbolicamente por seu parceiro ou parceira.

O parecer foi revelado pelo jornal O Globo – e confirmado pelo Estadão -, segundo o qual a elaboração foi uma determinação do Palácio do Planalto.

PUBLICIDADE

A presença de Janja em eventos internacionais tem sido alvo de críticas. O Estadão mostrou que o governo desembolsou R$ 203,6 mil para custear a estadia da comitiva de Janja em Paris. A primeira-dama, que não exerce cargo oficial no governo federal, foi representante do Brasil em eventos como as Olimpíadas de Paris e a Cúpula do G-20.

No último mês, Janja também esteve em Roma, na Itália, para participar do evento pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (Fida), como colaboradora do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). As passagens aéreas de ida e de volta da primeira-dama, que voou de classe executiva de Brasília à capital italiana, custaram ao contribuinte R$ 34,1 mil.

A primeira-dama desistiu de viajar a Nova York, na última semana, para chefiar a delegação brasileira e discursar na Organização das Nações Unidas (ONU), como representante do Brasil. O governo Lula organizava a participação da primeira-dama com líder da comitiva a ser enviada pelo País à 69ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW). Nos bastidores, a queda de popularidade de Lula e da própria Janja pesou na decisão.

PUBLICIDADE

Sem um cargo formal para representar o governo institucionalmente, Janja tem encontrado dificuldades para atuar numa área em que ela se familiariza, a agenda social.

Cargo honorífico

PUBLICIDADE

Na sexta-feira, 21, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defendeu que Janja tenha um “cargo honorífico” no governo Lula. Na sua avaliação, é “injustiça” o que se faz com a primeira-dama em relação aos pedidos de informação sobre sua agenda, e ataques.

“Defendo, sim, que [Janja] tenha um cargo honorífico, [então] ela não vai receber nada, seja isso legalizado, porque é importante até que ela possa prestar contas, falar, não vejo problema nenhum”, disse a ministra em entrevista à CNN Brasil.

PUBLICIDADE

Como mostrou o Estadão, apesar de não ter cargo formal no governo, Janja, na prática, tem uma equipe de ao menos 12 pessoas à sua disposição. O grupo inclui assessora de imprensa, fotógrafos, especialistas em redes sociais e um militar como ajudante de ordens.

Estadão Conteúdo

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Esporte

CBF desmente imagens de novos uniformes da Seleção para a Copa de 2026

Confederação informa que os novos uniformes serão apresentados oficialmente em parceria com a Nike.

há 11 minutos

Caiu na rede é post!

Influenciador baiano gera revolta após comentário preconceituoso sobre moradores de Manaus: ‘tudo com cara de índio’

Internautas criticam influenciador por reforçar estereótipos racistas contra população indígena e amazonense.

há 17 minutos

Polícia

PCC e CV rompem aliança e reacendem temor de guerra entre facções no Amazonas

Na nota, o PCC alegou que a decisão foi tomada de forma consensual.

há 40 minutos

Brasil

Médico é preso por maus-tratos após cães serem encontrados congelados em freezer

A investigação teve início após denúncias feitas pelo próprio filho do suspeito, que apresentou fotos e vídeos.

há 52 minutos

Brasil

Vídeo: Empresário é preso durante CPI das Bets por falso testemunho

Daniel Pardim não convenceu senadores ao negar que conhecia sócia.

há 53 minutos