O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Política

Aliado de Lula, senador Omar Aziz não assina CPMI para apurar fraudes no INSS

Entre os senadores do Amazonas apenas um apoiou a CPI do INSS no Congresso.

Por Natan AMPOST

06/05/2025 às 12:08

Notícias de política – Enquanto o país assiste estarrecido às denúncias de fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um dos protagonistas políticos do Amazonas, o senador Omar Aziz (PSD), que recentemente se lançou pré-candidato ao governo do Amazonas para as eleições 2026, não apoiou à ideia de instalar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que visa apurar os esquemas fraudulentos no órgão previdenciário.

A omissão de Aziz chama ainda mais atenção diante da adesão já robusta da oposição ao pedido de abertura da CPMI: 29 senadores e 182 deputados já endossaram o requerimento, ultrapassando com folga o mínimo necessário de assinaturas. Entre os senadores do Amazonas, apenas Plínio Valério (PSDB) firmou compromisso com a investigação. Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz, ambos aliados do governo Lula (PT), optaram por não assinar o pedido. Coincidência ou conveniência?

PUBLICIDADE

A reportagem do Portal AM POST procurou Omar Aziz, por meio de sua assessoria de imprensa, e pediu um posicionamento sobre o motivo de não ter assinado a CPMI mas até o fechamento desta matéria não houve resposta. Segue aberto espaço para manifestação.

No campo oposto, seis dos oito deputados federais do Amazonas já se posicionaram a favor da instalação da CPMI. Adail Filho (Republicanos), Amom Mandel (Cidadania), Capitão Alberto Neto (PL), Silas Câmara (Republicanos), Pauderney Avelino e Fausto Júnior (ambos do União Brasil) apoiam a investigação, demonstrando alinhamento com a pressão popular. Apenas Átila Lins e Sidney Leite, ambos do PSD — partido de Aziz — permanecem em silêncio.

É inegável que a formação da CPMI incomoda setores do governo federal. Afinal, os indícios de corrupção no INSS poderiam respingar em figuras estratégicas da base aliada do presidente Lula. Nesse cenário, a recusa de Omar Aziz a apoiar a comissão soa como um movimento orquestrado, mais interessado em preservar alianças políticas do que defender o interesse público.

PUBLICIDADE

Parlamentares que articularam a CPMI devem protocolar o pedido nesta terça-feira (6). Eles afirmam ter assinaturas de pelo menos 29 senadores e 182 deputados. Após o protocolo, a deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmam que querem se reunir com os presidentes das duas Casas.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

Wilson Lima entrega 40 toneladas de alimentos e reforça apoio a famílias de Anamã

Além dos alimentos, o governo entregou 200 caixas d’água de 500 litros e uma Estação de Tratamento Móvel (Etam).

há 43 minutos

Pará

Mulher é assassinada a facadas pelo ex-companheiro em Acará, no Pará

Testemunhas relataram que o agressor fugiu do local após o ataque.

há 59 minutos

Mundo

Irã lança nova rodada de mísseis contra Israel em escalada de ataque mútuo

Simultaneamente, a Força Aérea de Israel realizou ataques contra instalações petrolíferas iranianas.

há 1 hora

Esporte

Itacoatiara FC conquista liderança com goleada de 3 a 0 sobre Fast Clube

Com o triunfo, o Itacoatiara divide a liderança com o Operário.

há 2 horas

Pará

Rossieli Soares deixa a Secretaria de Educação do Pará após gestão marcada por protestos

Rossieli Soares foi secretário no Amazonas e já foi condenado por improbidade administrativa em processos movidos pelo MP-AM.

há 3 horas