Um levantamento realizado pelo Índice Legisla Brasil, que avalia o desempenho de deputados federais, revelou os 15 parlamentares mais produtivos na Câmara dos Deputados. A análise, que atribui uma classificação de até cinco estrelas, destacou nomes de sete partidos e nove estados, mas não incluiu nenhum deputado do Amazonas.
Os destaques do índice
Entre os parlamentares que obtiveram a classificação máxima estão nomes como Adriana Ventura (NOVO-SP), Erika Kokay (PT-DF) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP). O Rio de Janeiro lidera em representatividade, com seis deputados na lista, seguido por São Paulo, que aparece com dois. Estados como Pernambuco, Minas Gerais, Amapá e Paraná possuem um representante cada.
PUBLICIDADE
A avaliação considerou critérios como produção legislativa, articulação política, fiscalização do Executivo e alinhamento partidário, áreas essenciais para a atuação parlamentar. Entre as atividades analisadas estão a apresentação de projetos de lei, emendas relevantes, requerimentos de audiências públicas e convocações de autoridades para prestar esclarecimentos.
Como funciona o índice
O Índice Legisla Brasil, organizado por uma entidade suprapartidária e sem fins lucrativos, utiliza 17 indicadores organizados em quatro áreas principais. Nesta edição, a metodologia foi aprimorada para garantir uma avaliação mais justa, considerando o tempo de atuação efetiva de suplentes e titulares afastados.
“Nosso objetivo é oferecer uma ferramenta que permita à sociedade civil acompanhar o trabalho dos deputados, ao mesmo tempo em que contribui para mandatos mais efetivos, fortalecendo a democracia no Brasil”, explicou Lana Faria, Diretora de Operações da organização.
PUBLICIDADE
Representatividade e avanços
A lista também reflete avanços na participação feminina no Congresso. Das 15 cinco estrelas, oito são mulheres, de partidos como PSOL, PT, PL e NOVO. Embora a sub-representação feminina na Câmara ainda seja um desafio, o resultado indica que deputadas têm desempenhado papel relevante nas funções legislativas e de fiscalização.
O índice também demonstra diversidade partidária, com legendas da direita à esquerda entre os destaques, e regional, abrangendo estados de todas as regiões do Brasil, exceto o Norte, com exceção do Amapá.
PUBLICIDADE
Impacto no desempenho parlamentar
Desde sua criação, o Índice Legisla Brasil tem servido como referência tanto para os mandatos parlamentares quanto para os eleitores. Dados da última legislatura mostram que deputados bem avaliados pelo índice tiveram 60% mais chances de reeleição em 2022.