Amom Mandel diz que população tem que fiscalizar parlamentares beneficiados com ‘emendas Pix’ do governo federal
Governo liberou um total de R$ 5,2 bilhões para todo o Brasil, dos quais mais de R$90 milhões foram empenhados por congressistas do AM.
O governo Lula (PT) liberou, em apenas um dia, na última quarta-feira (5), cerca de 75% das chamadas “emendas Pix” ou “emendas cheque em branco”, em referência à dificuldade de rastrear a finalidade do dinheiro. Ao todo, foram R$ 5,2 bilhões liberados, valor representa um recorde histórico. Até então, esses recursos, um dos preferidos dos congressistas, estavam zerados.
PUBLICIDADE
O deputado federal Amom Mandel se manifestou nas redes sociais no último sábado (8) e disse que a população tem que fiscalizar os parlamentares que tem recursos empenhados para serem pagos pelo governo federal na chamada transferência especial.
“É importante que a população fiscalize todos os deputados que pediram os PIX e receberam no pagamento recorde de Lula. O PL foi o partido que mais recebeu emendas nessa modalidade. Usar o modelo em si não é errado, mas é preciso sempre ter transparência no mandato”, escreveu
O parlamentar compartilhou link de uma reportagem do Jornal o Globo que mostra o levantamento de quanto cada parlamentar recebeu. E ele destaca que o seu colega de parlamento deputado federal Capitão Alberto Neto está entre os que mais receberam com R$15,7 milhões, no Partido Liberal.
“Esses são os 5 que mais receberam emendas PIX no PL: 1. Marcos Rogério (RO) – R$16,5 milhões; 2. Edio Lopes (RR) – R$16 milhões; 3. Éder Mauro (PA) – R$16 milhões; 4. Genecias Noronha (CE) – R$16 milhões; 5. Capitão Alberto Neto (AM) – R$15,7 milhões”, disse.
PUBLICIDADE
Vale destacar que como o Orçamento de 2023 foi aprovado em 2022, as emendas também foram apresentadas pelos deputados e senadores da legislatura passada, muitos deles que não se reelegeram.
As emendas Pix, por outro lado, estão incluídas nas emendas individuais, às quais cada deputado e senador têm direito. Entretanto, ao contrário das emendas tradicionais, elas não tem um carimbo do destino, como “custeio de unidades de saúde” ou “aquisição de equipamentos escolares”. O dinheiro vai para a conta de prefeituras e governos estaduais, que decidem por conta própria o que farão.
Nesta leva de pagamentos, o maior partido beneficiado foi o PL, com R$ 679 milhões. Apesar de fazer oposição ao governo, ele tinha a maior bancada de deputados federais em 2022. Em segundo lugar, veio o PSD, com R$ 652 milhões.
Veja a lista da bancada do Amazonas
OMAR AZIZ (PSD) – R$ 28.308.825,00
CAPITÃO ALBERTO NETO (PL) – R$ 15.725.778,00
PLÍNIO VALÉRIO (PSDB) – R$ 13.929.477,00
MARCELO RAMOS (PSD) – R$ 11.533.674,00 – não reeleito
BOSCO SARAIVA (SOLIDARIEDADE) – R$ 10.863.245,00 – não reeleito
DELEGADO PABLO (UNIÃO) – R$ 8.000.000,00 – não reeleito
ÁTILA LINS (PSD) – R$ 3.227.525,00
JOSÉ RICARDO (PT) – R$ 2.029.209,00 – não reeleito
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos







