Apenas Marcola e Janja entram no gabinete de Lula sem bater na porta
Duas pessoas entram no gabinete de Lula sem bater na porta, e nenhuma delas é ministro.
- Londres, Inglaterra, 06.05.2023 – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Lula da Silva participam da cerimônia de coroação do Rei Charles III, na Abadia de Westminster, em Londres. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Atualmente, apenas duas pessoas possuem a prerrogativa de entrar no gabinete presidencial de Lula (PT) sem bater na porta, são elas: sua esposa Janja da Silva, e o chefe de gabinete Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola. A informação é do colunista Guilherme Amado do site Metrópoles.
PUBLICIDADE
Essa exclusividade é uma mudança significativa em comparação com os primeiros dois mandatos de Lula, quando a lista de quem podia entrar sem ser anunciado era consideravelmente mais extensa. Nomes como José Dirceu, Dilma Rousseff, Luiz Gushiken, Luiz Dulci e Gilberto Carvalho tinham esse privilégio, refletindo um ambiente mais aberto e talvez mais caótico nos bastidores do poder.
A atual restrição de acesso direto ao presidente pode ser interpretada como um reflexo da evolução de Lula como líder, agora em seu terceiro mandato, e das lições aprendidas ao longo dos anos.
Para todos os outros, incluindo ministros e altos assessores, o protocolo é claro e rigorosamente seguido. Quando alguém precisa falar com o presidente, o processo é acionado por um simples toque de botão. Lula usa o modo viva-voz de um telefone em seu gabinete para pedir às secretárias que convidem a pessoa na sala de espera ou chamem o ministro ou assessor desejado. Sem essa autorização direta, ninguém atravessa a porta do gabinete presidencial.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






