A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Após dizer que “não coloca traficantes no gabinete”, Omar Aziz vê passado envolvendo familiares voltar ao debate público

Fala do senador amplia embate político e resgata episódios da Operação Vertex, desdobramento da Maus Caminhos.

Por Natan AMPOST

27/02/2026 às 18:12 - Atualizado em 12/04/2026 às 08:00

Resumo 


Declaração de Omar Aziz sobre não empregar traficantes reacende debate político no Amazonas e traz à tona lembranças de investigações da Polícia Federal envolvendo familiares do senador em 2019.

Notícias de política – O senador e pré-candidato ao Governo do Amazonas, Omar Aziz (PSD), voltou ao centro do debate político após afirmar que “não protege traficante e nem coloca no gabinete”. A declaração foi dada nesta sexta-feira (27) e foi interpretada nos bastidores como uma indireta ao prefeito de Manaus, David Almeida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A frase repercutiu rapidamente nas redes sociais e ampliou o embate entre aliados e adversários no estado, em meio à movimentação pré-eleitoral.


Lembrança de investigações da PF

Após a declaração, usuários passaram a relembrar investigações conduzidas pela Polícia Federal em 2019, que atingiram pessoas próximas ao senador.

Em julho daquele ano, a ex-deputada estadual Nejmi Aziz, esposa de Omar Aziz, foi presa preventivamente durante a Operação Vertex, desdobramento da Operação Maus Caminhos. Segundo informações divulgadas à época, ela era investigada por suspeitas de envolvimento em organização criminosa, lavagem de dinheiro e desvios de recursos da saúde pública do Amazonas. Posteriormente, passou a responder ao processo judicial.

Desde a deflagração da Operação Maus Caminhos, em 2016, o senador figurou como suspeito de participação no esquema que desviou mais de R$ 120 milhões da saúde no Amazonas, pela prática de crime de corrupção passiva.  Omar, quando ainda era governador do Amazonas, em 2014, de acordo com a decisão judicial que autorizou a Operação Vertex, assinou o contrato do governo do Estado com o INC (Instituto Novos Caminhos).

PUBLICIDADE

A Polícia Federal e o Ministério Público pediram na época a prisão da mulher do senador Omar Aziz, Nejmi Aziz, por suspeita de que ela também recebeu valores pagos pela organização criminosa.

PUBLICIDADE

No mesmo contexto, três irmãos do senador, também foram presos preventivamente sob suspeitas relacionadas ao esquema investigado.

Em entrevista, em abril do ano passado Omar Aziz afirmou que  o inquérito da Operação Maus Caminhos, que investigava ele e familiares por corrupção, foi arquivado.

  1. WhatsApp Video 2026-02-27 at 17.39.02



Coerência e responsabilidade em debate

A repercussão do caso ocorre em um momento de pré-campanha ao Governo do Amazonas, quando declarações públicas passam a ser analisadas sob maior escrutínio.

Adversários políticos argumentam que falas enfáticas sobre conduta e ética acabam inevitavelmente remetendo a episódios anteriores, especialmente quando envolvem familiares diretos.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Mulher morre e policiais da Rocam ficam feridos após grave acidente na Autaz Mirim em Manaus

Colisão ocorreu durante a madrugada deste domingo na zona leste da capital.

há 8 minutos

Amazonas

Garantido encerra segunda noite sob chuva e emociona com espetáculo sobre a diversidade da Amazônia

Espetáculo “Parintins, Portal da Diversidade” reuniu alegorias monumentais, rituais indígenas e homenagens aos povos tradicionais da Amazônia.

há 45 minutos

Amazonas

Imagem de mãe levando corpo do filho em canoa comove moradores após homicídio em Maués: “último trabalho que vai me dá”

Jovem foi encontrado morto em Maués e, após os procedimentos legais, teve o corpo levado pela mãe.

há 58 minutos

Amazonas

Homem fica com a perna presa em ferry boat e é resgatado pelos Bombeiros no Porto de Parintins

A vítima foi retirada da estrutura metálica pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao hospital.

há 1 hora

Polícia

Polícia divulga imagem de homem desaparecido após saída de unidade prisional em Manaus

Segundo a família, ele é deficiente auditivo, não é alfabetizado e não conhece a capital amazonense.

há 2 horas