Após dizer que “não coloca traficantes no gabinete”, Omar Aziz vê passado envolvendo familiares voltar ao debate público
Fala do senador amplia embate político e resgata episódios da Operação Vertex, desdobramento da Maus Caminhos.
- Foto: reprodução
Resumo
Declaração de Omar Aziz sobre não empregar traficantes reacende debate político no Amazonas e traz à tona lembranças de investigações da Polícia Federal envolvendo familiares do senador em 2019.
Notícias de política – O senador e pré-candidato ao Governo do Amazonas, Omar Aziz (PSD), voltou ao centro do debate político após afirmar que “não protege traficante e nem coloca no gabinete”. A declaração foi dada nesta sexta-feira (27) e foi interpretada nos bastidores como uma indireta ao prefeito de Manaus, David Almeida.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
A frase repercutiu rapidamente nas redes sociais e ampliou o embate entre aliados e adversários no estado, em meio à movimentação pré-eleitoral.
Lembrança de investigações da PF
Após a declaração, usuários passaram a relembrar investigações conduzidas pela Polícia Federal em 2019, que atingiram pessoas próximas ao senador.
Em julho daquele ano, a ex-deputada estadual Nejmi Aziz, esposa de Omar Aziz, foi presa preventivamente durante a Operação Vertex, desdobramento da Operação Maus Caminhos. Segundo informações divulgadas à época, ela era investigada por suspeitas de envolvimento em organização criminosa, lavagem de dinheiro e desvios de recursos da saúde pública do Amazonas. Posteriormente, passou a responder ao processo judicial.
Desde a deflagração da Operação Maus Caminhos, em 2016, o senador figurou como suspeito de participação no esquema que desviou mais de R$ 120 milhões da saúde no Amazonas, pela prática de crime de corrupção passiva. Omar, quando ainda era governador do Amazonas, em 2014, de acordo com a decisão judicial que autorizou a Operação Vertex, assinou o contrato do governo do Estado com o INC (Instituto Novos Caminhos).
PUBLICIDADE
A Polícia Federal e o Ministério Público pediram na época a prisão da mulher do senador Omar Aziz, Nejmi Aziz, por suspeita de que ela também recebeu valores pagos pela organização criminosa.
PUBLICIDADE
No mesmo contexto, três irmãos do senador, também foram presos preventivamente sob suspeitas relacionadas ao esquema investigado.
Em entrevista, em abril do ano passado Omar Aziz afirmou que o inquérito da Operação Maus Caminhos, que investigava ele e familiares por corrupção, foi arquivado.
Coerência e responsabilidade em debate
A repercussão do caso ocorre em um momento de pré-campanha ao Governo do Amazonas, quando declarações públicas passam a ser analisadas sob maior escrutínio.
Adversários políticos argumentam que falas enfáticas sobre conduta e ética acabam inevitavelmente remetendo a episódios anteriores, especialmente quando envolvem familiares diretos.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos







