Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Após fala de Alckmin, vereador de Manaus vai propor criação de Frente Parlamentar para combater ataques à ZFM

A Frente irá acompanhar, fiscalizar e combater as ações do governo federal que atentem contra a ZFM.

Por Natan AMPOST

19/01/2023 às 21:19

Redação AM POST*

PUBLICIDADE

Devido às declarações do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), na última segunda-feira (16/01), afirmando que uma das metas da reforma tributária é acabar com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o vereador Everton Assis (UB) irá propor a criação de uma Frente Parlamentar para acompanhar, fiscalizar e combater ações que atentem contra o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

“É fundamental que esta Casa não fique omissa diante dessa situação, por isso, irei propor a criação de uma Frente Parlamentar para acompanhar de perto e cobrar do Governo Federal, assim como, da bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional, proteção a nossa matriz econômica, adotar essa medida proposta pelo vice-presidente e ministro é uma golpe mortal ao nosso modelo econômico”, disse o vereador.

Conforme a publicação do Jornal Folha de São Paulo da última terça-feira, 17, ao ser questionado sobre a fala de Alckmin de que “a próxima meta é acabar com o IPI”, por conta da reforma tributária, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad fez coro e ressaltou que a decisão da não reoneração do imposto é, justamente, para sinalizar à indústria o desejo do reordenamento do arranjo fiscal brasileiro.

O modelo Zona Franca de Manaus baseia-se principalmente na concessão de incentivos que incidem sobre produtos industrializados, através do IPI. O modelo foi pensado como forma de industrializar a região norte do País e compensar a dificuldade logística da região.

Com o possível fim do imposto, o cenário cria uma insegurança às indústrias instaladas na região, que se beneficiam desses incentivos e geram milhares de empregos principalmente na capital amazonense.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Amazonas

Marco Aurélio Choy promete “gabinete de portas abertas” após ser escolhido para desembargador do TJAM

Após ser escolhido pelo governador, advogado afirmou que pretende ser “voz da advocacia” e manter um “gabinete de portas abertas” no TJAM.

há 7 horas

Manaus

Em reunião com apoiadores, Dra. Shádia relembra atuação na saúde durante gestão de David Almeida

Candidata a vice-governadora na chapa de David Almeida destacou os 17 anos de atuação como médica do SUS e o período em que participou da gestão municipal de saúde.

há 7 horas

Manaus

Polícia identifica três suspeitos de agredir mãe de criança autista em shopping de Manaus

Imagens e depoimentos de monitoras são analisados pela investigação.

há 8 horas

Quinto Constitucional

Governador Roberto Cidade escolhe Marco Aurélio Choy para vaga de desembargador do TJAM pelo Quinto Constitucional

Advogado foi escolhido pelo governador após integrar lista tríplice definida pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas.

há 8 horas

Amazonas

Governador Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 e dobrar benefício para pais atípicos

Proposta apresentada em evento no Novo Aleixo prevê benefício de R$ 500 para mães e pais atípicos cadastrados no programa e novos serviços para pessoas com TEA.

há 8 horas