A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Capitão Alberto Neto cobra explicações da Anatel sobre fim do prefixo 0303 em ligações de telemarketing

A medida, criada para dar transparência ao consumidor, foi extinta pela Anatel.

Por Bruno Pacheco

20/08/2025 às 16:06 - Atualizado em 20/08/2025 às 17:02

Notícias de Política – Após polêmica com número 911 dos Estados Unidos (EUA), o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) voltou a chamar atenção nesta semana ao apresentar um requerimento questionando a revogação da obrigatoriedade do prefixo 0303 em chamadas de telemarketing. A medida, criada para dar transparência ao consumidor, foi extinta pela Anatel.

PUBLICIDADE

No requerimento, protocolado em 19 de agosto, Alberto Neto solicita apenas que o Ministério das Comunicações e a Anatel expliquem os motivos da revogação, os mecanismos alternativos que a agência pretende adotar e quais garantias podem ser oferecidas para que o consumidor não fique exposto.

Ao analisar o documento, o AM Post não localizou alternativas apresentadas pelo parlamentar para lidar com o problema que afeta milhões de brasileiros diariamente. A assessoria do parlamentar, por outro lado, explicou que a medida é apenas uma ferramenta do legislativo para para cobrar explicações, questionar e não sugerir. A reportagem solicitou uma nota do deputado sobre o caso.

Confira o documento: Tramitacao-RIC-5197-2025 ALBERTO NETO

PUBLICIDADE

EUA

Vale lembrar que o deputado foi alvo de polêmica após apresentar outra iniciativa que também gerou questionamentos. Na semana passada, ele propôs que o Brasil adote o número 911 como código único para acesso aos serviços públicos de emergência, seguindo o modelo dos Estados Unidos e de países como Argentina, Canadá, México e Filipinas. A proposta, que aguarda ato da Mesa Diretora da Câmara para ser enviada às comissões, ainda não iniciou sua tramitação.

A medida chamou a atenção porque, ao mesmo tempo em que Alberto Neto se apresenta como defensor do “patriotismo” e da soberania brasileira, sugere a adoção de um símbolo consolidado da cultura e dos serviços públicos norte-americanos — um número que se tornou referência internacional.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

Foragido condenado a 29 anos por roubo é preso com arma e munições em Manaus

Homem foi localizado pela Rocam no bairro Santa Etelvina após denúncia e tinha mandado relacionado a condenação no estado do Pará.

há 3 minutos

Amazonas

Prefeito de Parintins quer gastar mais de R$ 8 milhões em serviços gráficos enquanto bairros seguem sem infraestrutura em pleno Festival

O edital contempla a futura prestação de serviços gráficos para atender a demanda administrativa das secretarias municipais.

há 7 minutos

Amazonas

Presidente Rossy Amoedo dedica título do Festival de Parintins 2026 à nação azul e branca: “O Caprichoso merecia esse título”

Rossy Amoedo comemorou a conquista do 59º Festival Folclórico de Parintins e destacou o trabalho, a dedicação da equipe.

há 29 minutos

Brasil

“Foi o 22 que salvou o Brasil”, diz Flávio após gol de Martinelli que garantiu vitória a seleção

Senador comemorou a classificação da Seleção para as oitavas de final e fez referência ao número eleitoral do partido.

há 33 minutos

Amazonas

Diretor de arte do Caprichoso passa mal após conquista do título em Parintins

Ericky Nakanome apresentou um mal-estar logo após o anúncio da vitória do Boi Caprichoso no 59º Festival Folclórico de Parintins.

há 36 minutos