O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Política

Arthur do Val renuncia ao mandato de deputado estadual

Processo contra deputado terá continuidade na Alesp.

Por Hugo Guimarães

21/04/2022 às 07:14

Agência Brasil

O deputado estadual de São Paulo Arthur do Val (União Brasil), conhecido como Mamãe Falei, renunciou hoje (20) ao mandato. A decisão do deputado ocorre após a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) ter aprovado, no dia 12, por unanimidade, o relatório que pedia sua cassação por falta de decoro parlamentar.

PUBLICIDADE

Apesar da renúncia, o processo contra o deputado terá continuidade na Alesp. Caso os deputados votem contra Arthur do Val, ele perderá os direitos políticos por 8 anos.

“[A renúncia] isso é para escancarar o que realmente está acontecendo, que é o que todo mundo já sabe. Todo esse processo [de cassação] não foi pelo o que foi falado, mas por quem foi falado. Agora não é mais sobre meu mandato, mas se o Arthur pode ou não disputar as próximas eleições”, disse o deputado em um vídeo no seu canal do Youtube.

O relator do caso na Comissão de Ética, deputado Delegado Olim (PP), destacou em seu texto a quebra de decoro de Arhur do Val em áudios sexistas enviados a um grupo virtual, que posteriormente se tornaram públicos.

PUBLICIDADE

“O conteúdo das falas exibe exploração, humilhação e violência moral contra as mulheres ucranianas em situação de vulnerabilidade. O representado, no bojo desses áudios, fez apologia ao turismo sexual”, disse o relator.

O deputado Arthur do Val foi à fronteira entre a Eslováquia e a Ucrânia, país em situação de guerra, para, segundo ele, ajudar os ucranianos contra a Rússia. O deputado enviou áudios a amigos, divulgados posteriormente pela imprensa, em que elogia a beleza de mulheres refugiadas e diz que elas são “fáceis” por serem pobres.

PUBLICIDADE

“Assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá. E detalhe, elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas e é inacreditável a facilidade”, disse ele em um trecho do áudio enviado em um grupo privado no WhatsApp.

Na chegada ao Brasil, o deputado deu entrevistas confirmando ser o autor dos áudios e retirou sua pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo. Ele afirmou ter cometido “um erro em um momento de empolgação”.

PUBLICIDADE

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Abrafarma: Venda de medicamentos em supermercados avança no Congresso, mas proposta tem riscos

Proposta apoiada pela Abrafarma prevê instalação de farmácias completas em supermercados, mas entidade alerta para riscos à saúde pública e critica restrições à telemedicina e marcas próprias.

há 20 minutos

Manaus

Operação em supermercados de Manaus descarta mais de 1.200 produtos impróprios para consumo

Fiscais do Procon Manaus e da Visa apreenderam itens vencidos, mal armazenados e até contaminados por pragas em seis estabelecimentos.

há 2 horas

Brasil

Cabaré cobra “Tarifa do Trump” em nota fiscal de americano

Estabelecimento cobra 50% a mais de cliente americano em resposta irônica à proposta de tarifa de Donald Trump contra o Brasil.

há 2 horas

Política

Líder do PT pede a Moraes prisão de Eduardo Bolsonaro por “sabotagem” diplomática

Segundo Lindbergh, o parlamentar promoveu uma verdadeira “sabotagem diplomática e política contra os interesses do país”.

há 2 horas

Polícia

Cadela da PM ajuda a apreender 25 kg de drogas em embarcação no Amazonas

Drogas estavam escondidas em caixa com peixes em barco vindo de Tefé.

há 3 horas