Pesquisar por em AM POST

Política

Assista: Após fala de Lula sobre aborto, Eduardo Bolsonaro compara o petista a Hitler: “desumanizando inocentes”

Deputado federal afirmou que o presidente da República chamou “bebês” de monstros para desumanizá-los com a intenção de “assassiná-los”.

  • Por AM POST

  • 21/06/2024 às 07:15

  • Atualizado em 21/06/2024 às 09:43

  • Leitura em dois minutos

Foto: Igo Estrela/Metropoles

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) causou controvérsia nesta quinta-feira (20/6) ao utilizar uma rede social para comparar o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Adolf Hitler. A comparação foi feita em um vídeo onde Bolsonaro acusa Lula de desumanizar inocentes “para depois assassiná-los”, referindo-se a uma declaração de Lula sobre o aborto.

A polêmica teve início durante uma entrevista de Lula à rádio CBN na terça-feira (18/6), quando o presidente abordou o Projeto de Lei (PL) 1.904, conhecido como PL do Aborto. Este projeto equipara o aborto praticado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio. Respondendo a uma pergunta sobre a capacidade da Câmara de propor pautas como essa, Lula afirmou: “Que monstro vai sair do ventre desta menina?”, referindo-se a casos de gravidez resultante de estupro.

PUBLICIDADE

Eduardo Bolsonaro criticou duramente a declaração de Lula. “O Lula diz que os bebês gerados a partir de violações das mulheres são monstros. Esse certamente é o comentário mais preconceituoso que eu já vi na política nacional brasileira,” disse Bolsonaro. Ele acusou Lula de adotar uma estratégia semelhante à de Hitler ao desumanizar inocentes com o objetivo de justificar sua eliminação.

“Lula está fazendo igualzinho a Hitler, desumanizando inocentes para depois assassiná-los. Bebê não é monstro, monstro é quem defende o assassinato dos bebês,” afirmou Bolsonaro no vídeo.

Durante a entrevista, Lula enfatizou a necessidade de respeitar as mulheres e o direito delas de decidir sobre a continuidade de uma gravidez resultante de estupro. “Por que uma menina é obrigada a ter um filho de um cara que estuprou ela? Que monstro vai sair do ventre desta menina?” questionou Lula, criticando a superficialidade com que a questão do aborto é frequentemente tratada. Ele também acusou o autor do projeto de usar o tema para provocar sua reação.

PUBLICIDADE

O PL 1.904 está atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados. A tramitação em caráter de urgência foi aprovada em votação simbólica, mas após a repercussão negativa, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PL-AL), anunciou que o debate sobre o projeto será adiado para o segundo semestre deste ano.

Redação AM POST

O AM Post apoia a causa autista
blank

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

- Winaldario Santos

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank