Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Assista: CPI do MST começa com bate-boca e socos na mesa: “movimento de marginais e bandidos”

Em menos de uma hora, houve trocas de acusações, muito bate-boca e até socos na mesa do plenário.

Por Natan AMPOST

23/05/2023 às 17:26 - Atualizado em 23/05/2023 às 17:39

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada para investigar a atuação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) teve os trabalhos iniciados nesta terça-feira (23/5) e já ocorreram os primeiros confrontos entre a base governista e a oposição. Em menos de uma hora, houve trocas de acusações, muito bate-boca e até socos na mesa do plenário.

Em troca de farpas, o deputado federal Éder Mauro (PL-PA) acusou o movimento sem terra de abrigar “marginais” e “bandidos”.

PUBLICIDADE

“Ela [a comissão] está apurando situações de um grupo que não é um movimento social, mas um movimento de marginais que invadem, quebram e põem fogo em sedes de fazendas”, disse.

Na mesma linha de Mauro, o deputado Capitão Alden (PL-BA) afirmou que o MST era “terrorista”.

“É um movimento terrorista, nós vamos provar isso. Não é possível que produtores rurais pequenos, médios e grandes tenham suas propriedades invadidas, tendo os seus respectivos direitos cerceados de comercializar e sobreviver na área. Nessa investigação vamos trazer outros elementos que vão corroborar que digam que de fato o MST é um movimento terrorista”, afirmou Alden.

Os parlamentares foram retrucados por governistas, que afirmaram que “marginal é quem defende torturador”.

Deputados alinhados com o governo também criticaram o plano de trabalho apresentado pelo relator Ricardo Salles (PL-SP). O texto afirma que a CPI tem por objetivo investigar “a invasão de propriedade, depredação de patrimônio público e privado e crimes correlatos”. Segundo deputados da base, no entanto, não há “objeto” a ser investigado.

PUBLICIDADE

O mais exaltado foi deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) que não se segurou e começou a gritar contra o colega de Câmara. Ele deu socos na mesa e avisou para todos os presentes que não ficaria calado diante das acusações. “Sou deputado federal. Não sou marginal. Você não vai generalizar”, declarou o deputado.

Éder chegou a reclamar da situação e disse que estava sendo interrompido pelo colega. No meio do bate-boca, Talita Petroni (PSOL-RJ) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) saíram em defesa do deputado petista e lembraram que Mauro foi investigado por um suposto envolvimento em crime de tortura.

“Quem está acusando é quem apoia tortura”, disseram as deputadas. Porém, o processo foi julgado improcedente pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, ou seja, o deputado é inocente.

https://twitter.com/VanLiberdade/status/1661095376256901137

Veja notícias ao vivo em: Amazônia TV clicando aqui

Redação AM POST*

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Acidente

Motoqueiro fica gravemente ferido após colisão com carro na zona Norte de Manaus

Vítima sofreu ferimentos graves nas pernas e precisou ser socorrida pelo Samu; acidente aconteceu na Avenida Coronel Taborda de Miranda

há 3 horas

São Gabriel da Cachoeira

Homem é preso suspeito de aplicar golpe na venda de terrenos no interior do AM

Polícia Civil contabiliza 22 boletins de ocorrência contra o investigado, que teria vendido imóveis pertencentes a terceiros

há 4 horas

Resgate

Bebê é resgatado pela janela durante incêndio no Viver Melhor 3 e cão morre; veja o vídeo

Moradores improvisaram um resgate para retirar a criança do prédio tomado pela fumaça; mãe e outras duas crianças também foram socorridas

há 5 horas

Eleições 2026

“Nota 1” da Fametro em curso de Medicina coloca Maria do Carmo sob pressão no debate eleitoral

Candidata do PL-AM foi questionada sobre avaliação do curso de Medicina de sua faculdade.

há 5 horas