Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Assista: Deputado denuncia Gilmar Mendes por agir à margem da constituição ao excluir Bolsa Família do teto de gastos

Marcel van Hattem disse que o Brasil está vivendo uma ditadura do Poder Judiciário e todos precisam acordar para essa grave realidade.

Por Natan AMPOST

23/12/2022 às 12:44

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) criticou a decisão liminar do último domingo (18), do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que retira os recursos públicos necessários para o pagamento de programas sociais de renda mínima – como o Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família – da regra do teto de gastos.

De acordo com o deputado, a decisão ‘monocrática esdrúxula’ do magistrado foi cometida à margem da lei pois isso é competência do Congresso Nacional. Ele relata que conforme noticiado pela imprensa o senador Randolfe Rodrigues aproveitou-se da presença do ministro Gilmar Mendes como plantonista naquele momento e foi pedir que ele tomasse uma decisão política sobre uma mandado de injunção já arquivado.

“Gilmar Mendes tira o Bolsa Família do teto de gastos e dispensa PEC. O que o ministro fez foi tirar do Parlamento a decisão sobre o orçamento, que é de competência apenas do Congresso Nacional. Mas as ilegalidades não param por aí. A decisão de Gilmar foi proferida dentro de um processo que estava arquivado desde fevereiro de 2022, sem possibilidade alguma de recurso, já transitado em julgado. Segundo a imprensa, foi por provocação política que desarquivou-se ILEGALMENTE esse processo. Isso é que deveria ser notícia!”, disse.

“Estamos vivendo uma ditadura do Poder Judiciário e todos precisam acordar para essa grave realidade, caso contrário em pouco tempo estaremos vivendo em um Estado de Exceção ainda pior do que o atual, semelhante ao que hoje vigora na Venezuela e em outras ditaduras. Que o Congresso reaja – ou será insignificante no Brasil e já não teremos mais democracia”, declarou.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Política

Sinésio Campos explica bate-boca na Aleam e diz que apenas cobrou “o devido lugar”

Deputado do PT afirmou que sua cobrança durante a sessão ocorreu para garantir clareza na votação de projetos e explicou o episódio com Thiago Abrahim.

há 10 minutos

Manaus

“É nossa filha”: pai de Ayla diz que bebê teve alta, mas ainda não pode voltar para casa

Segundo o pai, recém-nascida permanece na maternidade mesmo após receber alta médica e família aguarda decisão judicial para liberação.

há 14 minutos

Manaus

“Totalmente abalados”: advogados revelam estado dos pais após morte de crianças carbonizadas em Manaus

Defesa afirma que investigação ainda está em andamento e evita antecipar detalhes do caso.

há 1 hora

Política

Bate-boca entre Sinésio e Thiago Abrahim esquenta Aleam e termina em “sessão de descarrego”

Discussão começou durante a votação de um projeto e aumentou após Sinésio questionar a intervenção de Thiago Abrahim na Mesa Diretora.

há 1 hora

Amazonas

“Meu lado é o Amazonas”: Cidade deixa briga política de lado e foca nos interesses do estado

Candidato à reeleição afirma que mantém posição de centro-direita, mas defende diálogo com diferentes grupos políticos para buscar investimentos e benefícios para o estado.

há 2 horas