A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Ativista foge para Europa e recebe asilo após ser ameaçada de prisão por dizer que Erika Hilton é homem

Por questões de segurança, o país que a acolheu não foi divulgado.

Por Hugo Guimarães

09/08/2025 às 10:12 - Atualizado em 12/08/2025 às 18:32

Ativista foge para Europa e recebe asilo após ser ameaçada de prisão por dizer que Erika Hilton é homem

Foto: Reprodução e Mário Agra/Câmara dos Deputados

Notícias de Política – A influenciadora e ativista feminista Isabella Cêpa recebeu status de refugiada em um país europeu e segue enfrentando no Brasil um processo que pode resultar em até 25 anos de prisão. A ação judicial decorre de publicações em que ela afirmou que a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) seria um homem.

PUBLICIDADE

Isabella formalizou seu pedido de refúgio em junho de 2025, obtendo apoio da Agência da União Europeia para Asilo. Por questões de segurança, o país que a acolheu não foi divulgado. Em uma postagem no Instagram, ela agradeceu a acolhida, destacando a dignidade e conforto que o refúgio lhe proporcionou, mesmo sem a possibilidade de trabalhar legalmente.

O caso teve início em 2020, quando Isabella comentou nas redes sua decepção pela eleição da vereadora Erika Hilton à Câmara Municipal de São Paulo, referindo-se a ela como um homem. A então vereadora registrou queixa contra a ativista, o que culminou em cinco acusações de racismo social apresentadas pelo Ministério Público de São Paulo em 2022. A base jurídica dessas acusações está na equiparação de homofobia e transfobia ao crime de racismo, decisão do Supremo Tribunal Federal.

Leia mais em: Carla Zambelli pede a Allan dos Santos e Paulo Figueiredo campanha contra ministro de Justiça da Itália

Em 2024, Isabella enfrentou restrições ao tentar viajar para a Espanha, quando foi retida no Aeroporto de Salvador. Após avaliação, as autoridades permitiram sua saída e recomendaram que não retornasse ao país, configurando um período em que a ativista viveu como apátrida até o reconhecimento do seu status de refugiada.

PUBLICIDADE

A organização Matria Brasil tem acompanhado o caso e criticou a falta de apoio do governo federal para proteger Isabella, afirmando que a ministra Cida Gonçalves não tomou medidas para ampará-la diante da perseguição política. Segundo a ONG, Isabella é a primeira mulher no mundo a obter refúgio por perseguição relacionada a críticas à ideologia de gênero, apontando uma tendência crescente de silenciamento de mulheres que defendem que o sexo biológico é uma realidade imutável.

Este caso pode abrir precedentes para outras investigações no Brasil contra ativistas acusadas de “misgendering” e declarações consideradas transfóbicas, como é o caso da pesquisadora Karen Mizuno e de servidores da Universidade Federal da Paraíba.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

STJ abre caminho para aposentadoria especial de motoristas de ônibus e caminhão

Reconhecimento dependerá de perícia técnica que comprove exposição permanente a condições prejudiciais à saúde durante o trabalho.

há 4 minutos

Brasil

Polícia Federal investiga Virgínia Fonseca por suspeita de lavagem de dinheiro

Influenciadora também é alvo de outra apuração relacionada à divulgação de jogos e apostas.

há 33 minutos

Política

Coronel Menezes diz que Maria do Carmo já sabe que será vice em 2026: “Valdemar está dando risada”

Declaração do ex-superintendente da Suframa movimentou os bastidores políticos e levantou dúvidas sobre os planos do PL no Amazonas.

há 43 minutos

Amazonas

Idosa de 108 anos é resgatada após ficar presa dentro de veículo no Amazonas

Centenária ficou presa acidentalmente após acionar a trava de segurança do veículo; resgate ocorreu sem ferimentos.

há 56 minutos

Amazonas

UEA e SES-AM capacitam profissionais para ampliar oferta do Implanon nos municípios do Amazonas

Mais de 100 médicos e enfermeiros participam de formação voltada à inserção do contraceptivo de longa duração na rede pública de saúde.

há 2 horas