Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Barroso cogita deixar o STF antes da aposentadoria, aponta reportagem

Presidente do Supremo estaria frustrado com clima de polarização interna.

Por Hugo Guimarães

06/08/2025 às 12:35

  • Could you please provide the content you'd like summarized?

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Barroso rebate críticas e defende competência do STF para decidir sobre a descriminalização do porte de maconha

Foto: Carlos Moura

Notícias de Política – O ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), estaria considerando renunciar ao cargo de ministro da Corte antes da aposentadoria compulsória, prevista apenas para 2033. A informação foi divulgada pelo portal Poder360 e agitou os bastidores do Judiciário e da política em Brasília.

PUBLICIDADE

Segundo a reportagem, Barroso avalia a possibilidade de deixar o STF após o término de seu mandato como presidente, que se encerra em setembro deste ano. Fontes ouvidas pelo site afirmam que o ministro estaria desgastado com o ambiente interno da Corte, marcado por crescente polarização entre os integrantes do tribunal.

Leia mais: Prisão domiciliar de Bolsonaro gera desconforto no STF e pode ser revertida

Apesar das especulações, até o momento não há confirmação oficial por parte de Barroso, que segue cumprindo sua agenda institucional. Caso opte pela renúncia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria a oportunidade de indicar mais um nome ao Supremo, fortalecendo ainda mais sua influência sobre a composição da Corte. Barroso seria o quarto ministro substituído durante o atual mandato de Lula.

Barroso assumiu a presidência do STF em setembro de 2023, sucedendo a ministra Rosa Weber. Em sua gestão, tem se posicionado firmemente em defesa da democracia, do combate à desinformação e da preservação da institucionalidade.

PUBLICIDADE

O ministro Edson Fachin deve assumir a presidência do Supremo em setembro, mas nem ele nem o decano da Corte, Gilmar Mendes, comentaram publicamente a possível saída de Barroso. Nos bastidores, a hipótese da renúncia é tratada com cautela, mas cresce a expectativa sobre os próximos passos do ministro.

Enquanto isso, o Supremo Tribunal Federal segue em meio a um cenário de tensões políticas e institucionais, em um momento de grande visibilidade e impacto para o país.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Polícia

Mulher é presa após atropelar pedestre e tentar fugir na zona Sul de Manaus

Condutora apresentava sinais de embriaguez e foi detida pela Polícia Militar após o acidente.

há 5 horas

Manaus

Manaus inicia campanha de multivacinação nesta segunda-feira (3) para crianças e adolescentes

Ação da Semsa segue até 1º de setembro em mais de 170 unidades de saúde e busca atualizar a caderneta de vacinação da população.

há 5 horas

Política

Flávio Bolsonaro defende geração de empregos e manutenção do Bolsa Família durante convenção na Paraíba

Candidato do PL à Presidência participou da convenção que oficializou as candidaturas de Efraim Filho ao governo da Paraíba e de Nayana Pontes como vice.

há 6 horas

Política

Flávio Bolsonaro deseja rápida recuperação a Michelle durante convenção do PL em Brasília

Ex-primeira-dama recebeu alta hospitalar neste domingo (2), mas não participou da convenção que oficializou sua candidatura ao Senado pelo Distrito Federal.

há 6 horas