Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Bastidores: O realinhamento de Braga e o isolamento de Omar no Amazonas

Movimentação durante evento em Manaus reforçou sinais de reconfiguração política no grupo aliado visando as eleições de 2026.

Por Arquipo Goes

27/05/2026 às 13:49 - Atualizado em 02/06/2026 às 09:42

evento político em manaús com braga e cidade

FOTO: Reprodução

Resumo:

Evento com lideranças políticas em Manaus evidenciou aproximação entre Eduardo Braga e Roberto Cidade, enquanto Omar Aziz apareceu mais isolado nos bastidores.

 

PUBLICIDADE

Notícias de Política – A movimentação de lideranças durante um evento realizado no estaleiro Bertolini, em Manaus, nesta terça-feira (27), chamou atenção nos bastidores da política amazonense e reforçou especulações sobre um possível redesenho de alianças para as eleições de 2026.

O senador Eduardo Braga (MDB) foi visto em clima de proximidade com o governador Roberto Cidade e com o deputado federal Saullo Vianna, enquanto o senador Omar Aziz (PSD) circulou de forma mais discreta e afastada do núcleo principal das articulações políticas observadas durante a agenda.

Leia também: Lula diz em Manaus que “só na época da eleição é que pobre fica importante”

Aproximação entre Braga e Cidade chama atenção

Nos corredores do evento, a aproximação entre Braga e Roberto Cidade foi interpretada como um gesto político relevante em meio ao novo cenário eleitoral do Amazonas. A presença constante de Saullo Vianna ao lado do senador também reforçou a leitura de alinhamento estratégico entre os grupos.

PUBLICIDADE

Aliados avaliam que Eduardo Braga já começa a recalcular alianças de olho na disputa eleitoral de 2026, especialmente diante das mudanças no cenário político estadual e das recentes movimentações envolvendo o comando do Governo do Amazonas.

Omar aparece mais isolado

A postura mais reservada de Omar Aziz durante o evento também gerou comentários entre lideranças e observadores políticos. O distanciamento físico entre antigos aliados foi visto como reflexo das tensões e reposicionamentos internos que começam a ganhar força nos bastidores.

O senador segue sendo uma das principais lideranças políticas do estado, mas interlocutores apontam que o cenário eleitoral atual tem provocado mudanças estratégicas entre grupos que antes atuavam de forma mais alinhada.

Cenário para 2026 começa a ganhar forma

Com Roberto Cidade ocupando o comando do governo estadual e ampliando influência política, partidos e lideranças já iniciam articulações para definição de futuros palanques no Amazonas.

Nos bastidores, a avaliação é de que a aproximação entre MDB e o grupo ligado ao atual governador pode representar o início de uma nova composição política visando as eleições de 2026.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Motociclista fica gravemente ferido após colisão em frente ao Manauara Shopping em Manaus

Segundo testemunhas, o jovem trafegava na contramão quando bateu em um carro.

há 4 horas

Brasil

STJ permitiu “agiotas trabalhar”? Entenda as regras para empréstimos com juros entre pessoas físicas

Decisões do Superior Tribunal de Justiça esclarecem que cobrar juros em empréstimos particulares não é crime por si só.

há 5 horas

Brasil

Bebê de 10 meses morre após abuso sexual em Fortaleza e homens são presos em flagrante

Criança foi levada ao hospital pela mãe, mas não resistiu aos ferimentos.

há 5 horas

Brasil

Senado aprova MP do Frete; veja o que muda para caminhoneiros e transportadoras

Texto mantém o piso mínimo do frete, endurece punições para quem descumprir a regra e segue para sanção do presidente Lula.

há 5 horas