O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Política

Bebianno anuncia ação na Justiça contra Bolsonaro: “precisa de tratamento psiquiátrico”

O ex-ministro disse que pretende apresentar a ação no início do próximo ano.

Por Hugo Guimarães

24/12/2019 às 12:33

O ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência Gustavo Bebianno afirmou nesta segunda-feira (23) ao Congresso em Foco que vai interpelar na Justiça o presidente Jair Bolsonaro por ter sugerido, em entrevista à revista Veja, que ele teve participação no atentado praticado pelo desempregado Adélio Bispo, em Juiz de Fora (MG), durante a campanha eleitoral. Bebianno disse que pretende apresentar a ação no início do próximo ano. “Já estou me mexendo para promover uma interpelação criminal. Depois, ação cível”, explicou.

Para o ex-ministro, que presidiu o PSL e coordenou a campanha de Bolsonaro, o presidente precisa de tratamento psiquiátrico. “A raiva passou. Sinto pena. O Jair está nitidamente desequilibrado. Precisa urgentemente de tratamento psiquiátrico. Estou também preocupado, uma vez que o país está sob seu comando. Isso tudo é muito triste. Não era para ser assim”, declarou.

PUBLICIDADE

Na entrevista a Veja, Bolsonaro não chegou a citar o nome de Bebianno, mas fez ilações que remetem ao ex-aliado. “O meu sentimento é que esse atentado teve a mão de 70% da esquerda, 20% de quem estava do meu lado e 10% de outros interesses. Tinha uma pessoa do meu lado que queria ser vice. O cara detonava todas as pessoas com quem eu conversava. Liguei para convidar o Mourão às 5 da manhã do dia em que terminava o prazo de inscrição. Se ele não tivesse atendido, o vice seria essa pessoa. Depois disso, eu passei a valer alguns milhões deitado”, disse Bolsonaro.

O presidente já acusou o ex-ministro de atrapalhar a candidatura do hoje deputado Luiz Philippe de Orleáns e Bragança (PSL-SP) a vice-presidente por meio de um falso dossiê. Bebianno gravou um vídeo, na ocasião, negando ter produzido qualquer material contra Luiz Philippe ou qualquer outro postulante a vice de Bolsonaro.

“O presidente deveria buscar tratamento. Um bom remédio é amar mais e odiar menos. Reflexão sobre o passado também ajuda. Cuspir no prato que comeu é muito feio”, criticou. “Esse período do ano é propício para isso. Ele deveria aproveitar”, acrescentou.

PUBLICIDADE

Após a publicação da entrevista, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) relatou no Twitter que o ex-ministro insistiu para que ela assumisse a candidatura até horas antes de o general Hamilton Mourão ser escolhido e anunciado como companheiro de chapa do presidente.

Bebianno afirmou que Bolsonaro tem disparado reiteradas mentiras contra ele e demonstrado ingratidão. “No primeiro momento, fiquei com muita raiva. Só fiz o bem para esse cara. Carreguei a campanha nas costas, assim como o partido. Eu e o deputado Julian Lemos. Trabalhamos incansavelmente. Não aceito mentiras e acusações de qualquer natureza”, afirmou.

PUBLICIDADE

O ex-ministro também contou que tomou medidas de segurança depois de receber ataques de Bolsonaro. “A irresponsabilidade do presidente me obriga a isso. Mas o Poder Judiciário examinará toda essa questão”, disse.

Bebianno foi demitido por Bolsonaro em fevereiro após ser bombardeado internamente e nas redes sociais por Carlos Bolsonaro, seu desafeto desde a campanha eleitoral. Em outubro, em outra entrevista ao Congresso em Foco, ele declarou que o presidente deixou o poder subir à cabeça, abandonou suas promessas de campanha para proteger e favorecer os filhos, cercou-se de “loucos” e faz uma gestão marcada pelo autoritarismo, pelo “desarranjo mental”, pela irresponsabilidade e pelo “desgoverno”.

PUBLICIDADE

Na ocasião, o advogado disse acreditar que o desfecho da passagem de Bolsonaro pelo Palácio do Planalto será mais uma página triste da história política brasileira: ou ele renunciará, ou sofrerá impeachment ou, na hipótese mais grave, tentará uma ruptura institucional, um golpe de Estado. Bebianno se filiou em novembro ao PSDB e trabalha pela candidatura presidencial do governador João Doria, de São Paulo.

Fonte: Congresso em Foco

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Amazonas

MP-AM fiscaliza e remove filas irregulares das Galeras no 58º Festival Folclórico de Parintins

A ação teve o apoio da Prefeitura de Parintins, por meio das Secretarias de Terras.

há 13 minutos

Mundo

Família critica lentidão no resgate de brasileira presa em paredão na Indonésia

As operações de resgate enfrentam sérias dificuldades devido à presença de neblina intensa e baixa visibilidade.

há 21 minutos

Amazonas

Gestão de Roberto Cidade na Aleam já gastou mais de R$12 milhões com empresa de fora do AM

Em média, a Aleam tem repassado R$ 5 milhões por ano a uma empresa de Roraima.

há 36 minutos

Brasil

Deputada trans Erika Hilton estende viagem oficial na Europa para ver Beyoncé

Hilton está na Europa em agenda oficial, a convite do Parlamento Europeu.

há 45 minutos