Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Bolsonaro critica PF por suposto pedido ao X, sem ordem judicial, de informações sobre o deputado André Fernandes

A solicitação teria sido realizada sem a devida autorização judicial, levantando questões sobre a legalidade do procedimento.

Por Natan AMPOST

19/08/2024 às 15:18

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou nesta segunda-feira (19) a atuação da Polícia Federal (PF) em relação ao deputado federal André Fernandes (PL-CE). A crítica veio após uma reportagem da CNN Brasil revelar que um delegado da PF teria solicitado informações ao X (antigo Twitter) sem uma ordem judicial, envolvendo o parlamentar em uma controvérsia.

PUBLICIDADE

Em seu perfil no X, Bolsonaro questionou a legitimidade das ações da PF. “Isso é normal no que dizem ser uma democracia?”, escreveu o ex-presidente, referindo-se ao pedido supostamente ilegal de informações por parte do delegado Raphael Soares Astini. Bolsonaro ainda acusou a instituição de estar sendo “jogada na latrina” devido a ações de “pouquíssimos”, sugerindo que os acontecimentos recentes não seriam difíceis de entender, até mesmo para uma criança.

De acordo com a CNN Brasil, o pedido ao X foi feito no dia 16 de março de 2023, quando o delegado Astini teria dado um prazo de 48 horas para que a rede social fornecesse dados pessoais e de acesso do deputado André Fernandes. A solicitação teria sido realizada sem a devida autorização judicial, levantando questões sobre a legalidade do procedimento.

O caso levanta preocupações sobre a atuação da Polícia Federal e o respeito aos procedimentos legais, especialmente em contextos que envolvem figuras públicas e a coleta de informações sensíveis. A crítica de Bolsonaro adiciona um tom político ao debate, refletindo as tensões contínuas entre o ex-presidente e as instituições de segurança do país.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Amazonas

El Niño deve ganhar força entre agosto e outubro e pode aumentar calor no Amazonas

A intensificação do El Niño deve provocar temperaturas acima da média em grande parte do planeta.

há 50 minutos

Política

Convenção do PT reúne pouco público em Manaus e esvaziamento chama atenção

Evento da Federação Brasil da Esperança oficializou candidaturas, mas baixa adesão de militantes chamou atenção e repercutiu nas redes sociais.

há 1 hora

Manaus

Entre gritos e lágrimas: moradores veem incêndio destruir conjunto de casas na zona Norte de Manaus; veja vídeo

Chamas se espalharam rapidamente entre as residências na manhã deste sábado (1º); causas do incêndio ainda são desconhecidas.

há 3 horas

Ajoelhou no milho

Marcelo Ramos fecha com Omar e Braga após ter candidatura barrada e “ajoelha no milho” pela segunda vez

Ex-deputado participou da convenção da federação PT ao lado de Eduardo Braga, que articulou a retirada de sua pré-candidatura ao Senado.

há 3 horas

Amazonas

Mais de 650 produtos impróprios para consumo são apreendidos em supermercados de Manaus

Fiscalização do Procon Manaus encontrou alimentos vencidos, deteriorados, descongelados e armazenados de forma irregular; quatro estabelecimentos foram autuados.

há 4 horas