Pesquisar por em AM POST

Política

Bolsonaro decidirá candidatos a presidente e vice do PL para 2026

Ex-presidente está inelegível até 2030.

  • Por AM POST

  • 17/06/2024 às 06:40

  • Leitura em dois minutos

Foto: Reprodução

Na noite do último sábado, dia 15, o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, anunciou em inserção veiculada na TV que o ex-presidente Jair Bolsonaro será o responsável por escolher os candidatos a presidente e vice-presidente do partido para as eleições de 2026. “Nós queremos o (Jair) Bolsonaro candidato a presidente do Brasil pelo PL. Agora, se ele não for, quem decide quem vai ser o candidato a presidente é o Bolsonaro. Quem decide quem vai ser o candidato a vice-presidente é o Bolsonaro”, afirmou Costa Neto durante a propaganda. Ele ainda destacou que a sigla deve essa prerrogativa a Bolsonaro: “Devemos isso a ele, é ele quem tem os votos. Bolsonaro e o povo brasileiro fizeram o PL o maior partido do Brasil.”

Apesar do desejo do partido, Jair Bolsonaro encontra-se inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa situação abre espaço para especulações sobre possíveis candidatos de direita que possam herdar o apoio do ex-presidente. Entre os nomes cotados estão os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás.

PUBLICIDADE

Uma pesquisa realizada em maio pela Genial/Quaest apontou que Tarcísio de Freitas e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro são os nomes mais bem cotados para concorrer ao cargo de presidente. Michelle é vista como a melhor opção por 28% dos eleitores entrevistados, enquanto Tarcísio aparece com 24%. Entre os apoiadores mais fervorosos de Bolsonaro, Michelle lidera com 41% das preferências, enquanto Tarcísio conta com 33%.

Em um cenário hipotético apresentado pela pesquisa, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria Tarcísio de Freitas em um segundo turno com uma margem de 46% a 40%.

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O AM Post apoia a causa autista
blank

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

- JESUS,D.F

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank