- Foto: divulgação
Notícias de Política – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu na última quarta-feira (5/2) com o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) para discutir um projeto de lei que pode reverter sua inelegibilidade. O parlamentar é o autor da proposta que altera a Lei da Ficha Limpa e, caso aprovada, permitiria que Bolsonaro concorresse nas eleições de 2026.
Em entrevista, Bibo Nunes afirmou que o momento é propício para a alteração da lei, pois o novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), demonstrou concordância com a revisão do período de inelegibilidade, atualmente fixado em oito anos. “Hugo Motta concorda que oito anos é muito tempo e há dezenas de colegas querendo assinar o projeto. Quando apresentei, 73 deputados assinaram em uma tarde apenas”, destacou o parlamentar.
PUBLICIDADE
Estratégia política
Com a dificuldade de avanço do projeto que busca conceder anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, aliados de Bolsonaro passaram a concentrar esforços na mudança das regras de inelegibilidade. A nova estratégia pode angariar apoio de partidos diversos, uma vez que vários políticos possuem pendências com a Justiça e poderiam se beneficiar da alteração.
O projeto está atualmente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e ainda precisa passar pelas comissões e pelo plenário antes de uma eventual sanção presidencial.
PUBLICIDADE
Bolsonaro inelegível
Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou Bolsonaro inelegível por cinco votos a dois, sob acusação de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A decisão teve como base a reunião do então presidente com embaixadores em 2022, na qual ele questionou, sem apresentar provas, a segurança das urnas eletrônicas.