Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Bolsonaro reúne bancada do PL para garantir apoio a Hugo Motta e Alcolumbre nas eleições da Câmara e Senado

A decisão de apoiar Motta e Alcolumbre tem sido alvo de críticas por parte de apoiadores de Bolsonaro nas redes sociais.

Por Natan AMPOST

01/02/2025 às 13:05

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu com a bancada do Partido Liberal na manhã deste sábado (1º/2) para reforçar a importância da coesão partidária na votação para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O encontro ocorreu na sede do partido em Brasília (DF) e contou com a presença de parlamentares da legenda, que atualmente possui a maior bancada da Câmara, com 92 deputados.

O objetivo da reunião foi evitar que o PL seja responsabilizado caso os candidatos apoiados pela sigla tenham um desempenho abaixo do esperado nas eleições internas do Congresso. Bolsonaro pediu que os parlamentares do partido votem de forma unificada em Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara e em Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para o Senado.

PUBLICIDADE

A votação para os cargos é secreta, o que impede a identificação dos parlamentares que eventualmente não sigam a orientação do partido. A principal preocupação do PL é com a disputa na Câmara, onde há o temor de que a sigla seja acusada de traição caso Motta não obtenha um número expressivo de votos. Como a legenda tem a maior bancada de oposição, um eventual fracasso poderia recair sobre o partido, enfraquecendo sua posição no Congresso.

Nos bastidores, parlamentares demonstram apreensão com o impacto que a eleição pode ter na imagem do partido e na liderança de Bolsonaro sobre a bancada. O ex-presidente tem buscado evitar que o PL seja associado a divisões internas ou a falta de fidelidade na votação.

O deputado federal Capitão Alberto Neto, participou do encontro em Brasília com as lideranças e parlamentares do Partido Liberal (PL).

Em sua mensagem o presidente de Honra do PL, destacou que jamais vai abandonar o país e mandou um recado para população.

PUBLICIDADE

“Eu falo agora para vocês e para o povo que está aí fora, por ocasião das eleições do ano que vem me deem metade da Câmara e metade do Senado que eu movo o Brasil”, afirmou Bolsonaro.

O deputado Capitão Alberto Neto, reafirmou o compromisso com o presidente, com a direita e com o país.

“Nosso líder jamais vai desistir do Brasil e do povo brasileiro. Estamos juntos nessa missão de transformar nosso país em uma grande nação novamente”, declarou o parlamentar.

Críticas nas redes sociais

A decisão de apoiar Motta e Alcolumbre tem sido alvo de críticas por parte de apoiadores de Bolsonaro nas redes sociais. Alguns perfis conservadores argumentam que a direita deveria se unir em torno da candidatura avulsa do deputado Marcel van Hattem (Novo-RS). O partido Novo tem apenas quatro deputados, e caso Van Hattem obtenha um número expressivo de votos, aumentará a suspeita de que integrantes do PL possam ter votado contra a orientação partidária.

Com o acirramento das disputas e as especulações sobre possíveis traições, a eleição para o comando da Câmara e do Senado se torna um teste para a unidade do PL e a influência de Bolsonaro sobre sua base política.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Lula e Alckmin oficializam chapa à reeleição após convenção nacional do PSB

PSB confirmou Geraldo Alckmin como candidato a vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva.

há 9 minutos

Brasil

Governo sanciona pix automático para pagamento de pensão alimentícia e ampliação do ‘ligue 180’

Novas medidas buscam facilitar o pagamento de pensão alimentícia e fortalecer o combate à violência contra a mulher.

há 35 minutos

Brasil

Rogéria Bolsonaro anuncia candidatura a deputada federal pelo Rio com slogan usado por Jair Bolsonaro

Ex-vereadora do Rio de Janeiro confirmou a candidatura à Câmara dos Deputados e adotará o lema “Deus, pátria, família e liberdade”,

há 37 minutos

Escândalo no Amazonas

Mais um aliado de Maria do Carmo é acusado de agredir mulher e vídeo vai chocar o Amazonas

Aliado da pré-candidata ao Governo do Amazonas é acusado de violência doméstica.

há 54 minutos

Brasil

TSE regulamenta aplicativo Pardal para denúncias de propaganda eleitoral irregular nas eleições de 2026

Ferramenta poderá ser usada a partir de 16 de agosto para denunciar propaganda eleitoral irregular diretamente à Justiça Eleitoral.

há 56 minutos