Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Bolsonaro sanciona lei que regulamenta prática da telessaúde no país

Decisão pode gerar economia de custos.

Por Hugo Guimarães

28/12/2022 às 13:17

Agência Brasil

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que autoriza e regulamenta a prática da telessaúde em todo o Brasil. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (28).

A medida, segundo o Ministério da Saúde, vai possibilitar a intensificação do acompanhamento remoto de pacientes e a ampliação do atendimento médico.

A prática da telessaúde, que “abrange a prestação remota de serviços relacionados a todas as profissões da área da saúde regulamentadas pelos órgãos competentes do Poder Executivo federal”, havia sido permitida em caráter emergencial no Brasil no contexto da pandemia de covid-19, mas precisava ser regulamentada.

Atendimento
Agora, com a sanção presidencial, ela poderá ser exercida desde que obedeça a algumas determinações como a de ser realizada somente com consentimento do paciente. Caso o paciente recuse o atendimento virtual, o atendimento presencial deverá ser garantido por profissional de saúde.

Para exercer a telessaúde é suficiente a inscrição do profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM) de origem. Não será necessária inscrição no CRM do estado em que o paciente for atendido. Também é obrigatório o registro das empresas intermediadoras dos serviços virtuais, bem como o registro de um diretor técnico médico dessas empresas no CRM dos estados em que estão sediadas.

Segundo o Ministério da Saúde, a medida poderá gerar economia de custos em saúde, já que deverá facilitar a triagem de casos. Além disso, ela deverá possibilitar novas estruturas de atendimento remoto e o desenvolvimento de tecnologia nacional, gerando empregos e movimentando a economia.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Política

Bate-boca entre Sinésio e Thiago Abrahim esquenta sessão na Aleam e termina em “sessão de descarrego”

Discussão começou durante a votação de um projeto e aumentou após Sinésio questionar a intervenção de Thiago Abrahim na Mesa Diretora.

há 1 minuto

Amazonas

“Meu lado é o Amazonas”: Cidade deixa briga política de lado e foca nos interesses do estado

Candidato à reeleição afirma que mantém posição de centro-direita, mas defende diálogo com diferentes grupos políticos para buscar investimentos e benefícios para o estado.

há 18 minutos

Escândalo dos “penduricalhos”

Tribunal de Rondônia na mira do STF: Supremo manda suspender “penduricalhos” e devolver valores acima do teto

Ministros Moraes, Dino, Zanin e Gilmar Mendes determinaram a suspensão imediata de pagamentos no TJRO e outros seis considerados irregulares.

há 42 minutos

Brasil

Lula muda estratégia e busca acordo com Alcolumbre para destravar Congresso

Reunião no Palácio da Alvorada durou cerca de duas horas e tratou de medidas prioritárias para o governo antes das eleições de outubro.

há 1 hora

Brasil

R$ 1 milhão por ano: Juízes brasileiros receberam quase o dobro do teto constitucional em 2025

Levantamento baseado em dados do CNJ aponta que 91,6% dos magistrados com 12 meses de contracheques receberam acima do teto constitucional.

há 1 hora