Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Bolsonaro segue sendo “força política importante”, aponta New York Times

O New York Times ressaltou ainda a forte presença de símbolos norte-americanos durante os atos bolsonaristas.

Por Jonas Souza

08/09/2025 às 19:03

Notícias de Política – Mesmo proibido de disputar eleições até 2030 e enfrentando julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda demonstra forte capacidade de mobilização popular. Foi o que destacou o jornal norte-americano The New York Times em reportagem publicada nesta segunda-feira (8/9), após os atos de 7 de Setembro.

PUBLICIDADE

De acordo com a publicação, imagens aéreas mostraram que os apoiadores de Bolsonaro superaram numericamente os manifestantes de esquerda em diferentes cidades do país. Para o Times, isso prova que o ex-presidente continua sendo uma “força política relevante” no Brasil.

Leia mais: Prefeito de Urucurituba é notificado pelo MP-AM a implantar ponto eletrônico para servidores

Segundo a matéria, imagens aéreas mostraram que os atos de 7 de Setembro reuniram mais apoiadores de Bolsonaro do que manifestantes de esquerda. “Os apoiadores de Bolsonaro superaram significativamente os manifestantes de esquerda, mostrando que — mesmo em meio a seus problemas legais — ele continua sendo uma força política relevante no Brasil”, escreveu a publicação.

O New York Times ressaltou ainda a forte presença de símbolos norte-americanos durante os atos bolsonaristas. Em São Paulo, uma imensa bandeira dos Estados Unidos foi estendida sobre os manifestantes na Avenida Paulista. No Rio de Janeiro, camisetas com fotos do ex-presidente Donald Trump e a palavra “Magnitsky” foram vendidas, em referência à lei norte-americana usada para sancionar membros da Suprema Corte brasileira. Já em Brasília, um homem chegou a posar usando uma máscara de Trump.

Os repórteres Jack Nicas e Ana Ionova apontaram que a novidade deste ano foi a “abundância de elogios aos Estados Unidos” nos discursos e representações visuais dos apoiadores de Bolsonaro.

PUBLICIDADE

Julgamento no STF e debate no Congresso

O jornal observou que é “amplamente esperado” que o STF condene Bolsonaro, o que poderia levar a uma pena superior a 40 anos de prisão. Mesmo assim, destacou que a atenção também se volta ao Congresso Nacional, onde lideranças discutem um projeto de anistia ao ex-presidente e aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

Segundo a reportagem, a medida poderia evitar a prisão de Bolsonaro, mas ao mesmo tempo manteria a inelegibilidade até 2030.

Lula reage em discurso

O Times ainda citou o pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), feito no sábado (6), véspera do Dia da Independência. Lula afirmou que o Brasil “não será novamente colônia de ninguém” e alertou que a “história não perdoará” políticos que incentivam sanções externas contra o país.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Marco Aurélio Choy promete “gabinete de portas abertas” após ser escolhido para desembargador do TJAM

Após ser escolhido pelo governador, advogado afirmou que pretende ser “voz da advocacia” e manter um “gabinete de portas abertas” no TJAM.

há 4 horas

Manaus

Em reunião com apoiadores, Dra. Shádia relembra atuação na saúde durante gestão de David Almeida

Candidata a vice-governadora na chapa de David Almeida destacou os 17 anos de atuação como médica do SUS e o período em que participou da gestão municipal de saúde.

há 4 horas

Manaus

Polícia identifica três suspeitos de agredir mãe de criança autista em shopping de Manaus

Imagens e depoimentos de monitoras são analisados pela investigação.

há 4 horas

Quinto Constitucional

Governador Roberto Cidade escolhe Marco Aurélio Choy para vaga de desembargador do TJAM pelo Quinto Constitucional

Advogado foi escolhido pelo governador após integrar lista tríplice definida pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas.

há 5 horas

Amazonas

Governador Roberto Cidade promete aumentar Auxílio Estadual para R$ 250 e dobrar benefício para pais atípicos

Proposta apresentada em evento no Novo Aleixo prevê benefício de R$ 500 para mães e pais atípicos cadastrados no programa e novos serviços para pessoas com TEA.

há 5 horas