Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Braga Netto tentou obter dados de delação de Mauro Cid

As informações foram prestadas na última audiência de Mauro Cid à PF, no dia 21 de novembro. 

Por Jonas Souza

14/12/2024 às 14:38 - Atualizado em 16/12/2024 às 16:28

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de decretar a prisão do general Walter Braga Netto, na manhã deste sábado (14), foi fundamentada pela tentativa de ele tentar obter detalhes da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, para a Polícia Federal em setembro do ano passado. Segundo a Polícia Federal, a ação pode ser caracterizada como obstrução de Justiça. As informações foram prestadas na última audiência de Mauro Cid à PF, no dia 21 de novembro. 

A decretação da prisão, assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito, a investigação, conforme a Polícia Federal, demonstra que houve contatos de Braga Netto com o pai de Mauro Cid, o general Mauro César Lourena Cid.

PUBLICIDADE

“[Os contatos] tinham a finalidade de obter dados sigilosos, controlar o que seria repassado à investigação, e, ao que tudo indica, manter informado os demais integrantes da organização criminosa”, aponta a decisão de Moraes.

O ministro é relator do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Outro argumento aponta que a PF, no dia 8 de fevereiro deste ano, data da deflagração da operação “Tempus Veritatis”, encontrou papeis na mesa do coronel Flávio Botelho Peregrino, assessor de Braga Netto, que orientariam perguntas e respostas sobre delação de Mauro Cid.

“Foi identificado na sede do Partido Liberal (PL), sob a mesa do coronel Flávio Botelho Peregrino, assessor do general Braga Netto, documento com perguntas e respostas acerca da colaboração premiada realizada pelo investigado Mauro Cid”.

PUBLICIDADE

Na decisão de Moraes, há trechos de como Cid informou à PF sobre as ações do general.

“Basicamente isso aconteceu logo depois da minha soltura, quando eu fiz a colaboração naquele período, onde não só ele como outros intermediários tentaram saber o que eu tinha falado”.

Dinheiro na sacola de vinho

Outra novidade que Mauro Cid trouxe, na audiência no último dia 21, foi sobre o financiamento das ações de forças especiais por parte de Braga Netto.

“O general repassou diretamente ao então Major Rafael de Oliveira dinheiro em uma sacola de vinho, que serviria para o financiamento das despesas necessárias à realização da operação”, apontou Cid.

Isso foi confirmado pela PF que descobriu a compra de celular e carregamentos de chip, com pagamentos em espécie em estabelecimento na cidade de Brasília.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

Festa do Cupuaçu começa em Presidente Figueiredo com shows nacionais e programação gratuita

Evento reúne atrações culturais, gastronomia, economia criativa e feira agroindustrial até domingo (2), consolidando-se como um dos maiores festivais do Amazonas.

há 12 minutos

Amazonas

MPF pede R$ 1,5 bilhão de grupo acusado de garimpo ilegal em Maués por danos ambientais

Ação civil pública aponta exploração clandestina de ouro na Floresta Nacional do Urupadi e cobra recuperação da área degradada.

há 14 minutos

Manaus

Vendedor assaltado dentro do Manauara Shopping será indenizado após falha na segurança, decide Justiça

Sentença reconhece falha na prestação do serviço e condena o Manauara Shopping a pagar indenização por danos morais e materiais.

há 35 minutos

Polícia

Polícia apreende drogas, dinheiro e balança de precisão durante ação na Cidade de Deus em Manaus

Material foi apreendido na noite desta quinta-feira (30), na zona Norte da capital.

há 54 minutos

Brasil

Renan Santos lidera gastos com anúncios contra Lula e Flávio Bolsonaro nas redes da Meta

Levantamento mostra que candidato do Missão foi quem mais investiu em publicidade direcionada ao presidente Lula e ao senador Flávio Bolsonaro.

há 55 minutos