Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil e Portugal assinam acordos na área de Direitos Humanos

Documento abrange proteção de testemunhas em processo penal.

Por Hugo Guimarães

22/04/2023 às 09:52

Agência Brasil

PUBLICIDADE

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, assinou nesta sexta-feira (21), em Lisboa, dois acordos bilaterais: um para a proteção de testemunhas em processo penal e outro que institui boas práticas na promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Almeida está em Portugal com a comitiva brasileira liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O acordo sobre proteção de testemunhas em processo penal prevê a cooperação direta entre as autoridades competentes de cada um dos países, tendo em vista o princípio da proporcionalidade. No Brasil, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) será o responsável pela aplicação do acordo e, em Portugal, esse trabalho caberá ao Ministério da Justiça local.

O outro acordo tem como objetivo fomentar o estabelecimento de mecanismos de cooperação bilateral para o intercâmbio de boas práticas na promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Sites públicos

Entre os temas a serem trabalhados de forma conjunta entre os dois países estão: o desenvolvimento de modelos para avaliação da deficiência ou incapacidade; sistemas de obtenção de dados estatísticos e informação; acessibilidade à informação e comunicação e a sites públicos e páginas na web; além da formação profissional e empregabilidade.

PUBLICIDADE

Em entrevista após a assinatura dos acordos, Almeida disse que pretende ouvir autoridades portuguesas a respeito de denúncias de ataques xenófobos e racistas contra integrantes da comunidade brasileira que vivem em Portugal.

Ele disse ainda que vai conversar com brasileiros que enfrentam esse problema, além de citar o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, nas tratativas com autoridades portuguesas.

“Essa visita tem essa ideia de entender como é que nós, juntamente com o governo português, podemos colaborar para dar conta de atender essas demandas, atender as pessoas que estão sofrendo com a xenofobia e com o racismo. Nós precisamos fazer uma política de direitos humanos que olhe para o presente”, disse o ministro Silvio Almeida.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Bebê sequestrada em Manaus é levada à maternidade e bilhete diz que criança teria sido “vendida”

Recém-nascida encontrada nesta segunda-feira (10) estava exposta ao sol e apresenta sinais de debilidade.

há 18 minutos

Tecnologia

Detentores de BTC, ETH e XRP podem acessar gratuitamente o poder computacional de nuvem da SHR Miner, com ganhos potenciais de até US$ 6.770 por mês

Plataforma afirma oferecer mineração em nuvem gratuita para usuários de BTC, XRP, DOGE, LTC e ETH, com promessa de renda passiva e gerenciamento pelo celular.

há 27 minutos

Amazonas

Roberto Cidade articula apoio de Lula para enfrentar estiagem e ampliar recursos para saúde no Amazonas

Governador e candidato à reeleição esteve em Brasília e afirmou ter tratado de demandas do Estado com o presidente e ministros do Governo Federal.

há 27 minutos

Política

Vereador Gilmar Nascimento quer criar Dia Municipal dos Legendários em Manaus

Projeto de Gilmar Nascimento prevê 23 de julho no calendário oficial e permite apoio da Prefeitura a ações do movimento.

há 55 minutos

Manaus

Manaus bate recorde de calor pelo segundo dia seguido e chega a 36,1°C nesta segunda-feira (10)

Capital amazonense registrou a maior temperatura de 2026 às 13h e, no mesmo horário, teve a menor umidade relativa do ar do ano, de 41%, segundo o Inmet.

há 1 hora