Câmara aprova projeto que proíbe agressor de se aproximar da vítima mesmo com consentimento
Texto altera Lei Maria da Penha e prevê prisão de até cinco anos para quem descumprir medida protetiva.

Foto: Reprodução
Notícias de política – A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei 6.020/2023, que endurece as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha. A proposta determina que o agressor não poderá se aproximar da vítima de violência doméstica e familiar, mesmo que ela consinta. O descumprimento da decisão judicial poderá resultar em pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa.
PUBLICIDADE
O texto, que agora segue para análise no Senado, modifica a atual legislação para impedir qualquer flexibilização no cumprimento das medidas de proteção, reforçando a atuação do Judiciário em casos de violência contra a mulher. A relatora da proposta, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), incluiu ainda a proibição de o agressor se aproximar da residência e do local de trabalho da vítima.
Leia mais: Suspeito de agressão e tentativa de estupro contra idosa se entrega à Polícia no interior do AM
Além disso, os deputados também aprovaram o endurecimento das penas para crimes envolvendo o furto, roubo e receptação de fios, cabos e equipamentos essenciais ao fornecimento de energia, telecomunicações e transporte público. O Projeto de Lei 5.845/2016, que agora vai à sanção presidencial, estabelece pena de reclusão de 2 a 8 anos e multa para os casos comuns, podendo chegar a 12 anos em situações que envolvam serviços públicos essenciais ou calamidades públicas. As penas também serão dobradas em caso de destruição de equipamentos de telecomunicações.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





