Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Câmara aprova proposta que cria “Dia do Rei Pelé”

O projeto é de autoria dos deputados Luciano Ducci e Felipe Carreras e contou com parecer favorável do deputado Duarte Jr.

Por Hugo Guimarães

21/12/2023 às 09:45 - Atualizado em 27/01/2026 às 14:59

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5867/23, que estabelece o Dia do Rei Pelé, a ser celebrado anualmente em 19 de novembro. A data foi escolhida em referência ao momento histórico em que o lendário jogador marcou seu milésimo gol em 1969. Agora, a proposta segue para análise no Senado.

PUBLICIDADE

Os autores do projeto são os deputados Luciano Ducci (PSB-PR) e Felipe Carreras (PSB-PE), e o parecer favorável foi elaborado pelo deputado Duarte Jr. (PSB-MA). A iniciativa destaca não apenas as conquistas esportivas de Pelé, mas também seu impacto global e seu papel como embaixador de organizações internacionais.

Os parlamentares ressaltaram que o legado de Pelé ultrapassou as fronteiras do esporte, mencionando seu papel como embaixador da ONU, Unesco e Unicef. Ele também foi nomeado embaixador da boa vontade na histórica Cúpula da Terra da ONU, a Eco 92.

Duarte Jr. enfatizou que a criação do Dia do Rei Pelé seria uma homenagem justa a um ícone do esporte brasileiro, que serviu de inspiração para jovens atletas, estudantes e amantes do esporte.

Reconhecido mundialmente como o Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, faleceu em dezembro de 2022, aos 82 anos, após enfrentar um câncer.

Pelé, que é a única pessoa a conquistar três Copas do Mundo como jogador (1958, 1962 e 1970), teve uma carreira brilhante. Sua estreia profissional no Santos ocorreu em 1956, aos 15 anos, e ele se destacou ao liderar a equipe paulista a vitórias em competições nacionais e internacionais.

PUBLICIDADE

O jogador também teve uma passagem marcante pelo New York Cosmos nos Estados Unidos de 1975 a 1977, antes de se despedir definitivamente em um jogo entre Santos e Cosmos em outubro de 1977.

Pela seleção brasileira, Pelé atuou de 1957 a 1971, tornando-se o maior artilheiro da equipe, com 77 gols. Dentre esses gols, destacam-se três marcados em finais de Copas do Mundo: dois contra a Suécia, em 1958, e um contra a Itália, em 1970.

Ao longo de sua carreira, Pelé registrou um total de 1.282 gols, sendo o milésimo marcado contra o Vasco no Maracanã em 19 de novembro de 1969, um marco que se tornou um evento nacional inesquecível.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Homem é preso 15 anos depois de matar pedreiro a tiros durante confusão em bar no Jorge Teixeira em Manaus

Homem foi localizado pela Polícia Civil enquanto trabalhava como motorista de transporte alternativo e deverá cumprir pena de 14 anos de prisão em regime fechado.

há 21 minutos

Política

Nova derrota: TRE-AM rejeita recurso de Salazar e mantém condenação por propaganda negativa contra David Almeida

Tribunal rejeitou, por unanimidade, recurso apresentado pelo vereador e manteve decisão condenatória.

há 25 minutos

Brasil

PF conclui investigação da Operação Compliance Zero e prepara primeiro indiciamento no caso Banco Master

Relatório final da Polícia Federal deve ser entregue ainda na primeira quinzena de agosto e pode resultar no primeiro indiciamento de investigados.

há 28 minutos

Amazonas

MP-AM recomenda que Prefeitura de Manaquiri adote pregão eletrônico e amplie transparência nas licitações

Ministério Público do Amazonas deu prazo de 30 dias para que o município apresente um cronograma de migração para licitações eletrônicas.

há 50 minutos

Brasil

Anvisa prevê aprovar mais oito canetas emagrecedoras até o fim de 2026

Agência afirma que aumento da oferta deve ampliar a concorrência, reduzir preços e fortalecer o combate ao mercado irregular desses medicamentos.

há 1 hora