A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Câmara aprova urgência de projeto que amplia número de deputados; veja quantas vagas o Amazonas vai ganhar

O texto está sendo analisado no plenário da Casa.

Por Natan AMPOST

06/05/2025 às 20:06 - Atualizado em 06/05/2025 às 20:12

Notícias de política – Em uma movimentação estratégica para cumprir determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6), por 268 votos a 199, um requerimento de urgência para o projeto que atualiza a distribuição de cadeiras entre os estados na Casa Legislativa. A proposta, que tem como base os dados populacionais mais recentes, poderá alterar significativamente a representação de diversos estados no Congresso Nacional. Assim, a Casa passaria de 513 para 531 congressistas.

A medida visa corrigir uma distorção histórica: a última vez que o número de deputados foi ajustado com base na população foi em 1993, quando foi usada como referência a população de 1985. Desde então, o Brasil passou por ao menos três Censos demográficos, todos apontando crescimento desigual entre as unidades da federação. No entanto, nenhuma atualização foi feita — até agora.

PUBLICIDADE

O STF determinou, em 2023, que o Congresso promovesse essa adequação à proporcionalidade populacional até 30 de junho de 2025. Com o prazo se aproximando, a Câmara decidiu acelerar a tramitação. A aprovação do requerimento de urgência elimina a necessidade de o projeto passar pelas comissões temáticas e autoriza sua votação direta no plenário.

A Constituição Federal estabelece que a composição da Câmara dos Deputados deve refletir a população dos estados. Além disso, a lei complementar nº 78/1993 determina que o número total de deputados federais deve ser limitado a 513, respeitando essa proporcionalidade. A proposta em discussão, portanto, não aumenta o total de cadeiras, mas redistribui as existentes conforme o crescimento ou decréscimo populacional das unidades federativas.

Estados que ganham e perdem cadeiras

Caso o projeto seja aprovado, sete estados perderão cadeiras na Câmara: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A perda é justificada pela estagnação ou redução relativa da população desses estados, que agora contam com menos habitantes proporcionalmente.

PUBLICIDADE

Em contrapartida, nove estados devem ser beneficiados com o aumento de cadeiras, refletindo seu crescimento populacional nas últimas décadas. São eles:

* Amazonas: +2 cadeiras
* Ceará: +1 cadeira
* Goiás: +1 cadeira
* Minas Gerais: +1 cadeira
* Mato Grosso: +2 cadeiras
* Pará: +4 cadeiras
* Paraná: +1 cadeira
* Rio Grande do Norte: +2 cadeiras
* Santa Catarina: +4 cadeiras

Santa Catarina e o Pará são os estados mais favorecidos, com previsão de receber quatro novos deputados federais cada, refletindo a ascensão populacional acentuada nas últimas décadas.

Tramitação e próximos passos

Com a aprovação da urgência, os deputados agora começam a discutir o mérito do texto.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Crise no STF ganha dimensão pública após críticas de Gilmar Mendes a André Mendonça em meio ao caso Master

Declarações do decano expõem divergências internas no Supremo e ampliam debate sobre investigações de grande impacto político.

há 20 minutos

Polícia

Suspeito de matar funcionário em condomínio de Manaus tem mais de 30 passagens pela polícia

Rafael Souza Santos, conhecido como “Cajuzinho”, foi atacado após discussão; polícia realiza buscas por morador apontado como autor do crime.

há 28 minutos

Política

Jander questiona apoio de Maria do Carmo a Rosses, acusado de violência doméstica: “mulher tem que ajudar a defender mulheres”

Vereador citou a pré-candidata ao Governo do Amazonas durante confronto com Coronel Rosses.

há 29 minutos

Amazonas

Festival de Parintins 2026 mobiliza mais de 1,2 mil agentes e amplia esquema de segurança com tecnologia de reconhecimento facial

Operação reúne forças estaduais, federais e municipais para reforçar segurança de moradores e turistas durante o festival folclórico.

há 44 minutos

Amazonas

Doação de sangue em Manaus: HPS Platão Araújo realiza mobilização para reforçar estoques e atender alta demanda por transfusões

Ação acontece nesta quinta-feira (25) na zona Leste da capital e busca ampliar número de doadores voluntários.

há 1 hora